segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MACAU: Politécnico lança licenciatura em chinês para alunos vindos de Portugal






by Ponto Final
"O IPM espera trazer entre 20 e 40 alunos finalistas do ensino secundário de Portugal para uma licenciatura feita “à sua medida”. Terminado o curso, esses alunos terão abertas as portas para continuar em Macau, rumar à China Continental ou trabalhar em empresas internacionais.
É mais um passo que o Instituto Politécnico de Macau (IPM) quer dar na formação de quadros bilingues: a instituição de ensino superior vai lançar uma licenciatura de chinês como língua estrangeira, a partir de Setembro. Os destinatários: alunos do ensino secundário de Portugal, que vão poder entrar directamente no novo curso.
“Pretendemos recrutar junto das escolas secundárias portuguesas estudantes para virem para Macau, para o IPM, e estamos a preparar para eles novos cursos. Para além dos focados nas relações económicas e comerciais, vamos lançar um novo curso em breve destinado ao ensino do chinês como língua estrangeira”, avançou Lei Heong Iok, em declarações ao Canal Macau da TDM. “Vai ser um curso feito à medida dos estudantes portugueses ou de expressão portuguesa”, acrescentou, falando à margem do Dia Aberto do Instituto Politécnico de Macau. O certame, realizado anteontem, deu a conhecer aos alunos das escolas secundárias locais a oferta de cursos do IPM para o próximo ano lectivo.
De acordo com o responsável, a primeira turma da nova licenciatura deverá ter à volta de 20 alunos: “Se vierem 40, faremos duas turmas. Isso, para nós, seria uma grande sorte”, disse, o presidente do IPM, sublinhando as vantagens que os estudantes de um curso com estas características poderão encontrar ao sair depois para o mercado de trabalho. “Poderão ficar em Macau, mas também podem depois ir para a China. Por exemplo, para Pequim, ou Xangai ou para outras províncias. Poderão ainda arranjar empregos em empresas internacionais”, prevê Lei Heong Iok.

Mais de três mil concorrem a 800 vagas

No Dia Aberto do Instituto Politécnico de Macau foram recebidas cerca de três mil inscrições. O organismo pretende em breve expandir o número de vagas nos diferentes cursos das suas cinco escolas, mas para já, o número de vagas vai manter-se nas oito centenas. O evento de anteontem serviu também para que o Instituto Politécnico de Macau desse a conhecer o seu novo campus, inaugurado nas antigas instalações da Universidade de Macau, na ilha da Taipa.
Também tiveram lugar a apresentação dos resultados do ensino e da investigação, teste de aptidões físicas, apresentação relativa ao desporto e interacção, workshops de arte, prática de enfermagem, demonstração de testes, entre outros."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores