sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MACAU - Casamentos a peso de ouro

by Ponto Final
Para milhões de chineses, principalmente nas zonas rurais, o casamento está a tornar-se um fardo. O preço a pagar pelo dote de uma mulher casadoira não para de aumentar. Nas zonas rurais de províncias como Henan e Anhui, a tarefa de encontrar uma nora leva muitas famílias à ruína.


"O dote de casamento – pré-requisito essencial para que se sele o matrimónio na China rural - tem-se tornado um encargo demasiado grande para as famílias face à crescente exigência das noivas, de acordo com uma reportagem ontem publicada pelo Global Times.
Em Xincai, aldeia rural da província de Henan, o 'preço de uma esposa' disparou nos últimos cinco anos de 66.000 yuan, para mais de 100.000 yuan, refere na sua edição de ontem a publicação em língua inglesa.
"Em média, as famílias locais ganham apenas alguns milhares de yuan por ano na agricultura, pelo que juntar dinheiro para o dote leva muito tempo", explica o mais jovem diário do Partido Comunista Chinês (PCC).
A escalada dos preços levou muitos homens a procurar trabalho nas prósperas cidades do litoral, como forma de amealhar dinheiro suficiente para 'seduzir' as moças da terra. No entanto, "muitos descobrem ao regressar que o que ganharam é insuficiente para encontrar uma mulher", lê-se no artigo.
Uma família de Xincai, por exemplo, terá já oferecido à pretendida do seu filho 20.000 yuan em prendas monetárias, mas ela "continua livre de se encontrar com outros homens", narra o Global Times.
"A única forma de selar o acordo é oferecer um montante avultado", acrescenta o jornal.
Mas o dote é apenas a última parcela de um investimento maior: primeiro, é necessário comprar uma casa e a seguir obter uma colecção simbólica de "três objectos dourados”: anéis, um colar e brincos de ouro. Um residente de Xincai, identificado pelo Global Times como Xu, já fez as contas: "Encontrar uma nora leva muitas famílias à falência".
A 'vantagem negocial' das mulheres é também resultado de persistentes "tradições feudais" e três décadas da política de filho único, que geraram um excedente de 33 milhões de homens na China.
As estatísticas oficiais falam por si: no final de 2014, a China tinha cerca de 700 milhões de homens e 667 milhões de mulheres e a diferença, à nascença, era de 115,8 rapazes por 100 raparigas.
De acordo com a tradição chinesa, são os pais que transmitem o nome da família à geração seguinte, enquanto o apelido das mães não passa para os filhos. Como resultado, a maioria dos abortos feitos no país - 336 milhões desde 1971, segundo dados oficiais chineses - ocorreram com fetos do sexo feminino."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores