domingo, 5 de junho de 2011

"Vigaristas da Baixa" - achegas para os arquivos

A "provocação" chega-me de um dos Veigas (na intimidade, "Vigaristas" - da Baixa. Do Carmo, se quiserem): con ta - nos  tu do...

Conto mais esta ...

Porque esta antecede, pessoalmente, uma linha fundametal do que mais proventos culturais, e outros, me terá dado ao longo da vida: VIAJAR.

Viajar um pouco por "todo o lado" e disso, ter feito, pelo menos, dois livros oficialmente patrocinados: "Os Portugueses no Mundo" e "Entre Vistas nos Arredores das Montanhas Azuis". 

E como é que começa? Começa ... É a história que se conta em breves linhas:

"Inventando" trabalhos escolares, que os professores da V.B. nunca pediram, acerca de alguns países com representação diplomática em Lisboa.

Para não alongar o discurso, olho à minha volta e, sem grande procura, tenho à mão:

- HISTÓRIA DO BRASIL, de Helio Vianna

- BRASIL Realidade e Desenvolvimento

e mais dois livros acerca do Canadá, por exemplo. 

Qualquer deles de grande utilidade quando, anos mais tarde, quis "saber coisas" acerca de ... (não havia INTERNET ...).

Em resumo, foi na V.B. que, sem dar por isso, tudo, pouco ou muito, terá nascido.

Disse. Está no éter... Sem querer ser mais importante do que é. Mas é!... Salvo erro, é assim:

"a Cultura é o que fica depois de se ter esquecido o que se aprendeu ..."

Se me lembrar de mais, voltarei às "achegas", como me foi sugerido.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores