quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

De três cartas de viagem (1923-1939) de Chardin












1923

"Estamos na Mongólia, país onde os verdadeiros proprietários pastores (...) são gradualmente repelidos (ao longo do rio) pelos colonos chineses, que esgaravatam a terra e estragam o país em vez de o valorizarem (destroem o velho solo das estepes, sem consciência, cortam as raras árvores e fazem nascer dunas, e assim aceleram a formidável erosão destas regiões)."

1935 Rawalpindi

"População inteiramente muçulmana. Eu desejaria que visse as mulheres daqui, para avaliar o que a nossa civilização ocidental acabou por conquistar para as suas irmãs da Europa! Pobres criaturas prematuramente enrugadas, amortalhadas sob véus, sempre amedrontadas! Será necessário que tudo isto seja abolido, e não deverá tardar muito."

1936

"(...) Chegou o momento de cortar pelo são. Fascismo, comunismo, democracia já nada significam. O meu sonho seria ver o escol da humanidade reagrupar-se num espírito definido pelas três direcções seguintes: Universalismo, Futurismo, Personalismo, e unir-se ao movimento político, económico, que se mostrar tecnicamente mais capaz de salvar essas três condições. Há, na verdade, algo a dizer acerca disso. Sinto-o e sei-o."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores