quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Durval Marques, bom dia!

A RTP deu-me ontem a alegria de rever o Dr. Durval Marques, meu padrinho na Academia do Bacalhau de Joanesburgo (17 de Abril de 1980) e lembrou-me, com a sua presença televisiva, a entrevista que então me concedeu, numa das etapas da Volta ao Mundo que então tive oportunidade de concretizar, em nome de um jornal diário lisboeta.

"Queria começar por dizer que sou apenas um homem, um ser humano, que quando vê nos nossos compatriotas sofrer, está em todo o lado, inteirinho. Não fui eu, não foi uma organização minha, foi um organização da comunidade portuguesa com o mundo todo. Pela primeira vez vi a comunidade portuguesa toda unida quando aconteceram os problemas de Moçambique, fundamentalmente. Nessa altura, improvisou-se um posto de recepção desses portugueses. Alguns deles chegaram aqui sem nada, e a comunidade portuguesa, quando a gente telefonava, quando lhes pedia camas, quando lhes pedia para alojar portugueses, não houve um único que dissesse que não.

Pareceu-me que isso é a prova mais evidente de que os portugueses que vivem no estrangeiro, em momentos difíceis, estão todos juntos.

Eu quero dizer que estive englobado nesse grupo e permaneci três noites sem ir à cama, a tentar solucionar os problemas dos nossos compatriotas que aqui começavam a chegar. Repito que não fui só eu, foi em grupo, foi improvisado que apareceu. Tratou-se realmente de um momento extraordinário de unidade entre os portugueses residentes na África do Sul. Em três dias, entre Joanesburgo e Pretória, reuniram-se 50  toneladas de comida, de vestuário, de tudo aquilo que era necessário, no momento, para auxiliar os nossos compatriotas. Organizaram-se piquetes para que fossem à fronteira levar leite, pão, fraldas para as crianças, leite especial para as crianças.

Creio que o que foi extraordinariamente válido, nessa altura, foi a união profunda, completa, da nossa comunidade."

Viva, Dr. Durval Marques!

Que é feito do Manuel Escórcio, que sempre esperou um dia cantar no S. Carlos, em Lisboa, e que, comigo, ficou, em 17 de Abril de 1980, a fazer parte da Academia do Bacalhau de Joanesburgo?

Bom dia, Dr. Durval Marques! Foi um prazer reencontrá-lo. Assim, graças à RTP:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores