segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Para faz-tudo europeu, máscara precisa-se

O que esconde uma máscara? O que escondem/revelam as máscaras?  Agarro no pretexto e ... Porque é que a morte de um alto dirigente coreano, norte-coreano (é o caso hoje), aparentemente ou não, nos provoca tantos receios? O que querem dizer aqueles "batalhões" militares que as televisões mostram quando por lá  acontece a notícia? São máscaras o que vemos?

A Rússia citada pela eventual existência de um certo submundo, vive mascarada? E uns EUA, no meio de rasgos de liberdade, receosos de perder hegemonia, que máscara têm? E uma China, no fundo, a caminhar entre entre a malga de arroz e a multiplicação de uma estranha influência, nem sempre visível a olho nú?  E uma Coreia dividida, cheia de exércitos, disposta a "vender cara" qualquer hipótese de reunificação?  E uma África entre o pé descalço e o fausto de alguns? E um Médio Oriente fanático, mas com petróleo? ... O que é isto? São máscaras?

E o que é hoje a Europa? Refúgio, em nome da liberdade? Como é que nos vêem os não-europeus? Que máscara é a nossa? Será que vamos acabar por meter medo por não saberem o que somos, à força de sermos, em liberdade, cada vez mais tudo? Como é que é a máscara de um faz-tudo?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores