Iris lei, em Pequim
Lionel Leong, deputado de Macau à Assembleia Popular Nacional (APN), fez ontem várias sugestões sobre o projecto dos “três centros” anunciado para a Região, durante uma reunião à porta fechada com Zhang Dejiang, presidente do Comité Permanente do parlamento nacional.
A ideia de instalar em Macau três centros – um de centro de serviços para as pequenas e médias empresas dos países de língua portuguesa, um centro de distribuição de produtos dirigido ao mercado chinês e um centro de exposições e convenções – foi avançada pelo vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, em Novembro.
Lionel Leong, um dos oito deputados que usaram da palavra, propôs também a construção de um centro para a distribuição de produtos alimentares através da realização de mais feiras, que “poderá ser dirigido pelo Governo ou por grandes empresas para promover a gastronomia de Portugal, do Interior da China e de Macau”. O deputado sugere também a prestação de serviços ao nível da tradução e apoio jurídico na área comercial, que poderá evoluir para um centro de arbitragem para resolver litígios na área dos negócios.
O também membro do Conselho Executivo defendeu uma reforma nos departamentos governamentais e semipúblicos, como o Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau.
Na reunião com Zhang Dejiang, que durou menos do que duas horas, Lao Ngai Leong, também deputado de Macau à APN, reteve uma ideia: “O desenvolvimento é o princípio último. Desenvolver tendo em conta a situação real de Macau (...), não é preciso fazer comparações com outros locais”.
A transformação de Macau num centro mundial de turismo e lazer através da Ilha da Montanha é uma das estratégias previstas no relatório do Governo Central, apresentado na terça-feira. Aos delegados, Zhang disse que “apoiar a diversificação económica de Macau é uma das importantes razões para desenvolver a Ilha da Montanha”. E reforçou que o objectivo “não é só cumprir a meta de desenvolvimento de Macau, mas também de Guangdong e Zhuhai”.
O presidente do Comité Permanente da APN incumbiu ainda os deputados de Macau de pensar sobre o desenvolvimento da Internet e das novas tecnologias, e a promoção da cooperação entre Macau e o Interior da China.
Sem comentários :
Enviar um comentário