in Gazeta das Caldas de 28 de Julho de 2013
"Decorreu no Museu de José Malhoa, a 15 de Junho, uma Sessão Solene comemorativa do 10º aniversário da Refundação da Liga dos amigos do Museu de José Malhoa.
A data foi assinalada com uma conferência de Paulo Henriques sobre José Malhoa, o actual director do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e que durante vários anos foi director do Museu de José Malhoa e também com o lançamento de um livro dedicado à Liga dos Amigos e à criação deste museu caldense."
O Museu de José Malhoa faz hoje 80 anos de existência. Revisitei-o ontem ... por não me ser possível hoje, em que não faltarão as palavras, as memórias de quem, da sua história, saberá muito mais do que um simples admirador, não só de Malhoa, mas de uma época riquíssima de obra feita, de sensibilidade expressa - para nossa Alegria. Com efeito, em José Malhoa, na sua pintura e na dos seus contemporâneos, ressalta, sem demagogia, o Povo, o povo na simplicidade, na pureza do seu quotidiano. Vale a pena revê-lo - lá, onde ele está junto de tantos que lhe beberam saberes ou acompanharam em lusa sensibilidade.
Foram horas seguidas - a ver simplicidade, mas também a alegria das nossas cores, no traço, sem disfarces, do ser e estar que nos caracteriza.
Do visto, alguns apontamentos fotográficos, sem data e como que sem autor. Mas de gente nossa que, sem palavras, escreveu parte significativa da lusa história. Que vale a pena rever - mais do que ler aqui, onde tudo não passa de uma espécie de convite para a visita que se impõe ao caldense, ao luso Museu de José Malhoa, hoje em festa.
Sem comentários :
Enviar um comentário