quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Centro de Cultura Lusíada

Cito e transcrevo porque a citação "me autoriza":

Citação

"... ao escrever sou fatalmente humilde. Embora com limites. Pois no dia em que eu perder dentro de mim a minha própria importância - tudo estará perdido".

in "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres", de Clarice Lispector

Transcrição

(passagem de uma conferência presidida pela Prof. Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade e proferida, em 1993, pelo signatário deste blogue)

"(...) consinta-se, já que "de feitos tais, por mais que diga mais me há-de ainda por dizer", que me atreva a esboçar a esperança de que, em breve, no tão falado Centro Cultural de Belém, se instale o Centro de Cultura Lusíada que, no (...) Encontro "Os Portugueses no Mundo - uma cultura a preservar",sugeri , diante de homens e mulheres da nossa cultura em 13 países, dos quatro cantos do Mundo.

Aí previa a instalação de um museu e de uma biblioteca de obras que, no estrangeiro, os portugueses tenham escrito no passado recente;

aí propunha, na mesma linha, a realização de conferências, de exposições temporárias, de concertos, enfim, a troca de experiências que alimentasse o pensamento do Poeta, para além das palavras em dias de ver a Deus, nos quais sempre surge quem corte a fita e sorria às crianças." 



NOTA DE RODAPÉ 

- Bom dia, Dr. Vasco Graça Moura! O Centro de Cultura Lusíada poderá ser e vir a estar aí, perto do Jerónimos, a seu lado, sob sua orientação? Se calhar a Cultura Portuguesa espalhada pelo mundo agrupar-se-ia para que tudo pudesse acontecer ... Não quer, na primeira oportunidade, pensar nisso?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores