quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Retratos: Macau, ontem

Não foi segredo. Não é segredo. Mas pode (ainda HOJE) ser motivo de reflexão. Daí, daí ... passados anos ... Sobretudo agora que andamos tão desnorteados à procura da verdade das coisas e das situações. E a pensar que a culpa é de A ou de B, quando a verdadeira culpa é NOSSA - que não atinamos com nada. Que fizemos sim com a cabeça, quando, se calhar, era não; que dizemos não, quando, porventura, é sim ... Será que sabemos o que andamos a dizer - no talho, no barbeiro, no autocarro, em casa, frente a um televisor, em família? ...Ou damos a tudo a resposta mais fácil? Como esta senhora, há uns anos, do lado de lá da linha ...











"- Está?
- Sim! ...
- Donde fala?
- Direcção-Geral de Turismo. Faz favor ...
- Olhe, minha senhora, queria pedir-lhe que me ligasse a alguém que me pudesse indicar a entidade que, em Macau, trata do turismo.
- Um momento.

Fico à espera um bom bocado até que ...

- Faça favor!...
- Minha senhora, gostaria de saber qual é a entidade que, em Macau, trata do turismo.

Silêncio sepulcral. E depois ...

- Não há!...

Silêncio sepulcral.

- Não há?...

Imagino uma grande baralhada na cabeça da minha interlocutora e ...

- Não sei...
- Mas ...
- Pois, não sei!...
- Mas a Direcção-Geral do Turismo ...
- Olhe, talvez ligando para a Embaixada ...
- Mas ... Macau é Portugal, minha senhora ...
- Ah, é verdade!..."

Lisboa, 21 de Agosto de 1978.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores