terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Geografia - Perú, Lima - O susto












Interessado em aproveitar, a caminho de Caracas, uma escala aérea de vinte e quatro horas em Lima, no Perú, logo me procurei informar acerca da atmosfera humana local que me esperaria se quisesse tentar percebê-la, ainda que em jeito do "ai que bom vai ser, não foi ..."A resposta não se fez esperar: "deves contar com eventuais encontros com o susto ..."

Foi então que, dizendo da parte de que jornal falava, me foi garantido pela simpática diplomacia peruana em Lisboa o apoio local necessário pelo Ministério dos Estrangeiros em Lima.

E, com "as costas quentes", embarquei ... Embarquei, hotel marcado, para, logo no percurso entre o aeroporto de Lima e o centro da capital peruana ter sentido, ainda dentro do táxi, o desejo de, mal chegasse, me "refugiar", não pôr pé na rua até ao dia seguinte - a caminho da Venezuela, enquanto destino obrigatório nos contactos a fazer junto da comunidade portuguesa, em Caracas.

"Senhora telefonista, por favor, ligue-me às Relações Públicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, aqui em Lima ...", disse num portunhol correcto, creio.

"Com certeza!..."

Contacto estabelecido, expliquei ao chefe que me atendeu as garantias de segurança que a embaixada peruana me assegurara à partida em Lisboa, mas ... Mas ... nada! Não aconteceu nada ...

Voltei a ligar e a repetir a conversa de Lisboa. As responsabilidades assumidas e ... Nada! Não aconteceu nada ...

À terceira chamada, a conversa foi seca e simples:

"Se não me garantirem a segurança pessoal de que a vossa embaixada em Lisboa, inequivocamente, me falou, dentro de uma hora, vou, sozinho, fazer o meu trabalho em Lima ..."

Meia hora depois tocou o telefone do quarto:

"está aqui um senhor do Ministério dos Negócios Estrangeiros à sua espera ..."

Desci, recebeu-me o sorriso simpático de um funcionário superior do MNE do Perú que nunca me deixou arredar um minuto que fosse do seu ombro direito, enquanto Lima se revelava o que era ... E o meu musculado cicerone me ía falando de um tal Sendero Luminoso e de certas teorias peruanas da eventual eleição futura de um Papa de origem latino-americana.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores