sábado, 23 de outubro de 2010

1978 - Macau.Histórias da pequena história

Sem querer abusar de histórias do passado, vou-me a um livrinho de crónicas que publiquei em 1980 ("À sombra da minha latada")e faço saltar para aqui um pedaço de...de história, daquela história que nos dá jeito, às vezes, meter debaixo da areia...

Intitulei-o "Ligue para a embaixada...", e transcreve um diálogo telefónico de que fui parte... Exactamente em 21 de Agosto de 1978.

- Está?
- Sim!...
- Donde fala?
- Direcção-Geral de Turismo. Faz favor...
- Olhe, minha senhora, queria pedir-lhe que me ligasse a alguém que me pudesse indicar a entidade que, em Macau, trata do turismo.
- Um momento.
Fico à espera um bom bocado, até que...
- Faça favor!...
- Minha senhora, gostaria de saber qual a entidade que, em Macau, trata do turismo.
Silêncio sepulcral. E depois...
- Não há!
Silêncio sepulcral...
Não há?...
Imagino uma grande baralhada na cabeça da minha interlocutora e...
- Não sei...
- Mas...
- Pois, não sei!...
- Mas a Direcção-Geral do Turismo...
- Olhe, talvez ligando para a Embaixada...
Engasgo-me...
- Mas... Macau é Portugal, minha senhora...
- Ah, é verdade!...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores