sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hei-de voltar...

Para a minha Amiga, Prof.ª Micau

De uma palestra, em Março de 1993, no Centro Social da Sé, em Lisboa, subordinada ao tema "As minhas peregrinações"

Lembro de, apoiado em alguns apontamentos soltos, ter falado de viagens, como é quase vício meu... Mas, na circunstância, com uma ouvinte muito especial. Ora leiam:

in "Cartas do meu avô"

"...27 de Novembro de 2005


Olá, Garota!
...e daquela vez em que eu, apoiado em imagens-vídeo de produção caseira, fui falar a um grupo de idosos de um centro de dia da Misericórdia de Lisboa e tu, sentada na primeira fila (tinhas três anos, não era?), ao lado do avô, incomodada com os restos de conversas laterais, te levantaste a pedir silêncio na sala... Lembras-te? "Deixem o meu avô falar!..."

A propósito de

 Goa, a páginas tantas...

Hei-de voltar, Velha Goa
Portugal, antiga Sé
Saudade, gentes, Lisboa
Pessoa, Camões de pé

Macau

Hei-de voltar ao Senado
A Macau e ao Lisboa
Hei-de voltar ao passado
Tempo passa, tempo voa


Tóquio

Hei-de voltar ao Japão
Caravela com Jesus
Desarmado e cristão
Portugal a ponto cruz


Nova Iorque - Newark

Hei-de voltar, tio SAM
Em velas que hei-de fazer
Sem erros no meu afã
E sem Colombo saber

Caracas

Hei-de voltar a Caracas
Emigrado ou não, não sei
Que nem tudo são patacas
Dentro e fora da lei


Brasil

Hei-de voltar, sol d'Ipanema
Garotas, samba, esperai
Hei-de voltar, Brasil-poema
Quem regressa, fica, não sai


África do Sul

Hei-de voltar a Pretória
Negros com brancos, mestiços
Café, leite, oratória
Discursos, ONU, derriços

Zaire

Hei-de voltar ao Zaire
E tudo ver a crú
Antes que haja desaire
E intervenção da ONU

Senegal - Dakar

Hei-de voltar a Dakar
Cidade do Senegal
Das pretas a dar a dar
Dos mercados sem igual

Guiné - Bissau

Hei-de voltar à Guiné
Se puder, à capital
Olhar Portugal de pé
Ao pé de terras do Sal

Três anos activos, a repórter estava lá...
Regresso a Lisboa

Hei-de voltar. Mas Portugal?
Os Jerónimos, as Descobertas?
Os campos, o mar, o areal?
As paisagens inda encobertas?...
Sim, ficarei, ponto final.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores