sábado, 30 de outubro de 2010

Durante a Educação de Adultos, na pré-história das NOVAS OPORTUNIDADES

 De um documento da época:

"A minha casa - Gosto muito da minha casa é lá que vivo com a minha patroa e foi lá que fiz os meus filhos. Assim que saio do trabalho vou logo para casa. O operário do dia de hoje já não vai para a taberna a dar-se com esses gajos que depois quando chegavam a casa davam porrada nas mulheres e se calhava fazerem filhos nessa altura vinham doentes.

A caça - A casa é um desporto. Para casar é preciso licença. Pode-se casar à cachaporrada e à paulada, mas à chaporrada é mais perigoso. No tempo do defeso não se pode casar. Quem casa sem licença vai preso.

Salazar - O Salazar faz estradas, fez pontes, fez escolas e até fez a minha professora. É um gajo porreiro.

O Infante D. Henrique - O Infante D. Henrique foi o primeiro rei de Portugal. O Infante D. Henrique descobriu três terras que são: Madeira e Açores. O Infante D. Henrique mais os Portugueses descobriram muitas terras com os Mouros. O Infante D. Henrique foi o primeiro casado com D. Filipa de Lencastre deixou cair o regaço de flores que D. Duarte beijou que eram de Sta. Maria. O Infante D. Henrique estava a ver que nunca mais chegava ao Brasil por causa das carrancas do mar.

A Pátria - A Pátria é Terra onde criaram os nossos pais, os galos e os nossos irmãos. A Pátria é linda e querida dos Portugueses e dos nossos antepassados e dos nossos irmãos e dos nossos tios e dos nossos avós. A Pátria é uma terra enorme e tem lá muitas igrejas e capelinhas e tabernas, e lá vivem muita gente como na serra da Estrela. Eu nunca fui à Pátria.

A vaca - A vaca tem quatro patas: a dianteira, a traseira e depois o rabo que ainda tem pelos. Debaixo da vaca está a leitaria. Com o rabo enxota as moscas. O marido da vaca é o boi. Não dá leite por isso não é mamífero come-se por dentro e por fora.

O leite - O leite é para bebermos. O leite faz queijo e manteiga. O leite é branco e eu gosto muito de leite. O leite vem dos animais que dão gente, os animais que dão leite são: a vaca, a cabra, a ovelha, os burros e o Senhor Prior da Mata da Mourisca também dá leite mas é em pó.

A Revolução de 1640 - A Revolução de 1640 foi descoberta no reinado de Filipe III. A Revolução de 1640 foram os portugueses que a descobriram. A Revolução de 1640 durou muitos anos porque estiveram debaixo dos Filipes. Filipe II descobriu a guerra da independência. Eu gosto muito da Revolução de 1640. A Revolução de 1640 deu-se para descobrir o Miguel de Vasconcelos que estava num armário de papéis."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores