quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Livros verdes...

No meio desta agitação político-financeira em que andamos, a ironia que só velhos papéis nos podem trazer: entalado numa prateleira da caseira estante, entre o "Portugal Amordaçado", de Mário Soares, e o "Rumo à Vitória", de Álvaro Cunhal, mas não muito longe do "Ao Serviço de Portugal", de António de Spínola, que se encontrava ladeado de "Salazar", de Franco Nogueira, e de "Memórias", de Humberto Delgado, encontrei, modesto, nas suas 38 páginas, sabem o quê?... O LIVRO VERDE, de Muammar Kadhafi. Esse! 


Não resisti a...a uma voltinha...Parei na página 13 e lá está, na treze:


"O partido é a ditadura contemporânea... é a "máquina de governar" da ditadura contemporânea...dado que representa o poder de uma fracção sobre o conjunto. É, nos nossos dias, a mais moderna das máquinas ditatoriais. E, como o partido não é um indíviduo, reflecte uma democracia aparente forjando assembleias ou comissões, sem contar com a propaganda à qual se dedicam os seus membros.


O partido não é de modo algum um mecanismo democrático porque é composto por pessoas que têm os mesmos interesses...ou as mesmas vistas ... ou a mesma cultura ... ou fazem parte de uma mesma região... ou têm a mesma ideologia... e que se agrupam num partido para assegurar os seus interesses ou impor as suas opiniões, ou estender o poder da sua doutrina à sociedade inteira (...).


O partido da oposição, como "máquina de governar" que deseja alcançar o poder, deve necessariamente abater a máquina ali instalada e, para conseguir isso, necessita de sabotar as realizações e desacreditar os projectos, mesmo que eles sejam proveitosos para a sociedade (...).


Além disso, os partidos podem sempre ser comprados ou corrompidos, tanto no interior como no exterior (...).


O partido é a tribo dos tempos modernos...é a seita (...)."

Meus Senhores, entendam-se. Entendam-se! Não vá alguém lembrar-se de ir à tenda do homem e... Já viram o que seria?!...

Deus nos livre!

Foto Mónica Ponce

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores