sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MACAU: BNU regista aumento substancial de lucros



by Ponto Final
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A instituição financeira mais do que duplicou os lucros face ao primeiro semestre de 2012. Pedro Cardoso diz que os números "reflectem o trabalho que tem sido feito nos últimos anos, mais centrado no serviço ao cliente”.




"O Banco Nacional Ultramarino (BNU) fechou o primeiro semestre em Macau com lucros de 28,5 milhões de euros, mais 46 por cento do que no mesmo período de 2014, traduzindo o melhor resultado no Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Os dados das contas do BNU em Macau indicam também que a instituição financeira mais do que duplicou o lucro face ao primeiro semestre de 2012.
De acordo com as contas do BNU, a que a agência Lusa teve acesso, desde 2012 o crescimento do posicionamento do Banco na economia local tem sido vincado, com o volume de negócio a crescer 57 por cento, a margem financeira a subir 70 por cento e o produto bancário a crescer 53 por cento.
No final de Junho o BNU tinha cerca de 208 mil clientes, mais 8 por cento do que no primeiro semestre de 2012, enquanto a média de produtos financeiros por cliente aumentou para 3,26, ou mais 8 por cento.
O rácio de transformação fixou-se em 61 por cento, mais 12 pontos percentuais do que no mesmo período de 2012, mas ainda assim bastante abaixo da média de Macau, que se cifra em 88 por cento.
De acordo com Pedro Cardoso, presidente da Comissão Executiva do BNU "trata-se de uma abordagem bastante conservadora por parte do banco", mas que por força do "grande esforço de venda cruzada efectuado junto dos clientes, permitiu obter um rácio de eficiência (cost to income) de somente 30 por cento", valor em linha com o "aconselhado às melhores práticas" internacionais do sector bancário.
"Essa abordagem conservadora foi igualmente traduzida na descida do rácio de crédito vencido de 1,79 por cento no final primeiro semestre 2012, para somente 0,5 por cento em Junho de 2015", acrescentou.
Para Pedro Cardoso, as contas do primeiro semestre "reflectem o trabalho que tem sido feito nos últimos anos, mais centrado no serviço ao cliente, apostando numa maior proximidade à comunidade e disponibilizando um conjunto de produtos inovadores e atractivos, com resposta muito positiva pelo mercado".
"Estamos a trabalhar passo a passo para assegurar um crescimento sustentado do BNU e na disponibilização de produtos aos nossos clientes que, por um lado, afirmam a instituição no mercado local e, por outro, potenciam o grupo CGD como parceiro ideal nesta missão de Macau fazer a ligação entre a China e os países de língua portuguesa", disse.
O BNU, que tem também as funções de banco emissor de moeda – missão que partilha com o Banco da China – tem agendado para Outubro de 2016 a abertura de uma agência na Ilha da Montanha, uma ilha adjacente a Macau, mas em território da República Popular da China.
"É mais uma aposta na prestação de melhores serviços para os nossos clientes de Macau e da China e também uma porta de oportunidades nesta aproximação cada vez maior das empresas chinesas aos mercados dos países de língua portuguesa, onde o grupo CGD é de referência", concluiu.

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