domingo, 16 de agosto de 2015

Divertimento ou talvez não: o que é a CULTURA?

Como se imagina, aqui, no BANCO, a um banco de jardim (o mais básico parlamento que se conhece), chegou, um dia destes, um companheiro de tertúlias várias, que disse conhecer um quase professor universitário que, mordido pelo "bicho" da falta de abertura mental, da DESCONFIANÇA, não das coisas, mas das PESSOAS, me fez, nos fez, soltar a seguinte pergunta:

AFINAL O QUE É A CULTURA? 
É saber de cor coisas?... O QUE É?

A ruadojardim7 que, aqui, tenta somar saberes diversos, espera que lhe apareça alguém, mentalmente saudável, capaz de dar achegas ... E, para que tudo seja tentado, vai, inclusivé, repetir este paleio no FACEBOOK, que tantos milhões de "investigadores" parece, às vezes, congregar, mesmo descontando os que sabem, por exemplo, muito de culinária para todos os GOSTOS.

Fica a quase inquietação. Para ler e multiplicar. É que pode ser que alguém saiba. Por exemplo, um/uma desconfiado/a é, potencialmente, um bem ou um p'rigo?

Para a Wikipédia, entretanto, CULTURA é:

 ... na definição do antropólogo Edward B. Tylor, é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade."


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores