quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Troca de galhardetes (3): no Japão, agricultores de "fato e gravata"



Como diria o saudoso Archie Bunker: Estes chinocas são loucos! (Para o Archie, qualquer um ou uma, que tivesse olhos amendoados era assim considerado. Por isso, Malaios; Filipinos; Japoneses; Coreanos; Vietnamitas; Birmaneses, etc., eram para ele, todos chinocas).

Archie Bunker


Você já imaginou um prédio auto sustentável??
CANON DIGITAL CAMERA
Um prédio com capacidade de alimentar todas as pessoas que lá trabalham? Pois é, isso já é possível no Japão,graças ao projecto desenvolvido por um grande nome da Arquitectura Mundial Yoshimi Kono.
Uma empresa de recursos humanos especializada em agricultura e trabalhos relacionados, incentiva seus colaboradores a cultivarem jardins interiores e exteriores e comer as frutas, legumes e cereais produzido em seu trabalho…
fazenda-rbana
fazenda-urbana-2
A sede da Pasona na metrópole japonesa apresenta interiores e exteriores com ideias “verdes”. Há vegetais,frutas e arbustos – feijão, tomate, berinjela, brócolis e maracujá – ao lado de mesas e estações de trabalho. Há um campo de plantação de arroz em um andar do escritório. Há um remendo da abóbora por área de recepção.
plantacao
plantacao-casa
sala-com-plantacao
Agora a comida do refeitório ficou mais interessante…
refeitorio
comida-refeitorio
vegetal
horta




A sala de reunião com plantações de tomate:
sala-de-reuniao





Além de comidas, o projecto conta com flores para embelezar o prédio:








rosas


O projecto custou milhões de dólares e incluiu uma renovação completa nos 50 anos do edifício. Yoshimi Kono, disse um dos muitos desafios com a concepção do projecto foi a criação de exemplos de agricultura urbana que fossem realmente comestível e sustentável, e não apenas objectos de decoração.



A agricultura urbana é uma tendência crescente em todo o mundo. Como a escassez de alimentos é uma tendência mundial;os cientistas, designers e ambientalistas estão procurando maneiras inovadoras e urbanas para aumentar a oferta de alimentos.
mudas













Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores