terça-feira, 11 de agosto de 2015

Macau: população atinge quase 643 mil pessoas


by Ponto Final
1.Populacao

A chegada de trabalhadores não-residentes continua a ser o grande motor do crescimento populacional da RAEM, com a natalidade a acusar também um ligeiro aumento.





"Macau contava no final de Junho com 642 900 habitantes, mais 2200 do que no final do primeiro trimestre do ano e mais três por cento do que o verificado no mesmo período do ano anterior, divulgou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).
Na base do aumento esteve um forte contributo da entrada de imigrantes. No final de Junho, beneficiava da autorização temporária de permanência atribuída a trabalhadores não-residentes – não-naturais de Macau de nacionalidades diversas – um total de 180 523 indivíduos, ou seja, mais 16,23 por cento (25 213 pessoas) do que os 155 310 titulares de “bluecard” (o bilhete de identidade de trabalhador não-residente) que havia na região no final do primeiro semestre do ano passado, e mais 5599 do que havia no final do primeiro trimestre deste ano.
Dos imigrantes não-residentes, 1666 eram procedentes da China Continental, mais 973 comparativamente ao trimestre anterior.
Natalidade aumenta ligeiramente
De acordo com as estatísticas divulgadas ontem, nasceram em Macau na primeira metade do ano 3374 bebés, ou seja, mais 71 do que os registados nos primeiros seis meses de 2014. A mortalidade, por seu turno, registou um suave decréscimo no último semestre, como menos 10 óbitos do que os verificados no período homólogo do ano passado. O total registado de Janeiro a Junho de 2015 foi de 1017 óbitos. Só no último trimestre, foram 475 (menos 67 do que nos primeiros três meses do ano), com a maior parte a ser causada por tumores (170 óbitos), doenças do aparelho circulatório (114) e doenças do aparelho respiratório (77).
Os números da DSEC dão ainda conta de que a distribuição da população por género continua equilibrada, com uma ligeira predominância do sexo feminino – as 325 400 mulheres que vivem actualmente em Macau representam 50,6 por cento da população total, exactamente a mesma percentagem registada no final do primeiro trimestre.
No final do mês passado, o coordenador do Gabinete de Estudo das Políticas, Lau Pun Lap, anunciou as expectativas de aumento populacional para a próxima década: espera-se que Macau chegue aos 750 mil habitantes em 2025, com uma taxa de crescimento médio anual inferior a dois por cento.
Em relação ao número de casamentos estes caíram ligeiramente no segundo trimestre de 2015: menos 13 em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao primeiro semestre do ano, a diferença no número de casamentos foi mais acentuada: nos primeiros seis meses deste ano registaram-se menos 221 casamentos em relação ao mesmo período do ano passado."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores