Exmas. Autoridades Militares
Exmas. Autoridades Ex-Militares
Aprovado para todo o serviço militar, o Tó Nuno, que vive da generosidade da sua aldeia (freguesia do DOMINGUIZO, na Beira Baixa) e de uma pequeníssima reforma, do tempo em que, ainda civil , em 1965/66, foi mobilizado, no pleno uso das suas faculdades físicas e mentais, para servir em Timor.
Entretanto, tendo lá adoecido ao serviço da Pátria, lá ficou o diminuído mental que não era. Fizeram-no regressar, na altura, para ser internado no Hospital MILITAR da Estrela (em Lisboa). Mas não voltou a ser o homem apto que tinha sido. Ninguém lhe conseguiu restituir a saúde com que embarcara para cumprir... Ficou, assim, como agora o conhecemos: quase, quase nas mãos da caridade local.
Isto é, a sua Pátria ignorou um dos que, modestamente embora, mal ou bem, a SERVIRAM - não lhe dando a eventual pequena reforma que, no mínimo, num caso assim, seria devida, creio, a quem embarca válido, mas regressa inválido - e militar como partiu.
"A Pátria honrai que a Pátria vos contempla." Não é verdade: a Pátria esquece ou faz de conta... O que todos hoje vêem é um ex-soldado de Portugal a vender, por culpa alheia, onde o deixam, aquilo que alguns, por caridade, lhe vão dando... Lembre-se, contudo, que, em tempos de Internet, uma aldeia é uma cidade, não é um qualquer esconderijo dos anos 60 do século passado, que o "25 de Abril" diz ter banido...
Chamem-lhe o que quiserem: É UMA VERGONHA!
Sem comentários :
Enviar um comentário