segunda-feira, 7 de março de 2011

"Os Portugueses pelo Mundo"

Se querem ouvir-me "um dia inteiro, sem parar", falem-me de viagens. Sentem-se aqui neste banco que é de jardim, não do Jardim, e preparem-se ... Hoje, por exemplo, lembrei-me da ... da primeira Volta ao Mundo, imaginem. E desta coisa chata: Fernão Magalhães, nascido em Sabrosa, no norte de Portugal, depois de feitos vários, é acusado  de "comerciar com os mouros" e... e renuncia à sua nacionalidade, oferecendo os seus préstimos ao rei de Espanha.

Para se perceber bem a coisa, actualize-se o gesto e imaginem-se as broncas...

O que é certo é que a coisa fiou fino: Magalhães e Faleiro (um astrónomo seu patricío) assinaram com Carlos V, de Espanha, um compromisso pelo qual "proclamariam espanholas todas as terras que encontrassem no caminho para Indias, pelo ocidente."

"Em troca", bom, "em troca"...

"É nosso desejo e sinal de nossa benevolência que, em reconhecimento das fadigas dessa viagem, vos recompensemos permitindo-vos reservar 1/5 do ganho obtido, descontadas as despesas para a frota.

Para que possais realizar o vosso projecto, vos prometemos cinco naves: duas de cento e trinta toneladas cada uma, duas  de noventa e uma de sessenta toneladas, com tripulação, provisões e armas para dois anos.

Tereis duzentos e trinta homens, incluídos os capitães, contramestres e grumetes.

Isto vos prometemos, e tendes nossa real palavra de que pretendemos proteger-vos, e assim assinaremos com nosso nome.

Valladolid, 22 de março de 1518."

Mal comparado, é o que acontece hoje a vários dos nossos jovens: ah, não queres?! Então espera aí que já me apanhas: ala que se faz tarde ... Aldeia global ... Sem traições, sem pesos na consciência... Logo se vê...


O programa da RTP 1, "Os Portugueses pelo Mundo" (parabéns!) tem mostrado como ... Em regra, todos começam por tentar ficar. Só que, depois... depois, mal aparece um qualquer "Carlos V, VI, VII, VIII, ou outros", ... gosto muito de ti, mas adeus Portugal, até ao meu regresso...

É assim.

O que é que pensa disto D. Sócrates I?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores