terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estabelecimento Prisional de Lisboa

Com o devido respeito, tal como vejo o FACEBOOK um espaço monossilábico (onde lamento a presença de algumas lusas "patentes" políticas ) e, portanto, ainda que próprio de uma época, ridículo como parte dela, penso que pretender ser aqui cientista (em folhetins) é, à sua escala, o mesmo que aparecer a toda a hora no dito cujo, ou noutros espaços congéneres. Não foi por acaso que, quando me iniciei "nesta coisa", um dia destes, me disseram para ter cuidado com o que aparecesse escrito nas enciclopédias da "casa" ... O Google e quejandos são entidades importantes, mas, no fundo, os seus maiores, se não fossem os tostões que ganham, haveriam de se rir de alguns aproveitamentos doutorais desta coisa toda ... Mas adiante ...

Entretanto, é isso mesmo: aqui foi, sobretudo, assim vejo, criada oportunidade para cavaqueira de jardim. Com a importante diferença, convenhamos, de o jardim poder ser universal. Não mais do que isso: JARDIM. Crónica ligeira, apontamento breve - tão fundamentado quanto possível. Mas escrita impressionista. Retrato (s) à la minute. Rápido, portanto. Também.

Portanto, meus amigos, conversas de Jardim e é um pau. Imagens bonitas, se possível, e trá-lá-lá, trá-lá-lá ... Histórias do quotidiano ou pouco mais. Fundamentadas, claro.

Veja-se, por exemplo, o tema deste "post", desta mensagem: Cadeia Penitenciária de Lisboa. Tratado cientificamente, não que não houvesse espaço, que desse ninguém se pode queixar, mas ...

A pequena história (adionável, com certeza a muitas outras, eventualmente, melhores): um dia, a propósito de Formação Profissional (no Estabelecimento Prisional de Lisboa há preocupações neste domínio), estive com o respectivo director e, no final da nossa conversa, pedi-lhe para dar uma volta pelas instalações que estivessem disponibilizadas, justamente, a esse tipo de formação. E assim aconteceu.

No final, a pergunta:

- Quem é aquele senhor bem posto que nos cumprimentou e nos guiou na visita?... - gritou-me a curiosidade.

- É monitor de informática neste sector ...

- Monitor ...

- É um preso por tráfico de droga que colabora connosco ...

- ??? "Prazer em conhecê-lo...", disse eu, congeminei eu ...

Nas fotos que se seguem, as propostas (?) de reflexão. Sem mais palavras. A não ser as suficientes para sublinhar que mostram gente que é amiga ou familiar de gente ... De gente que, lá dentro, pode estar a procurar curar-se ... Re - formar-se - formando.



Meia dúzia de pessoas para ver centenas ...



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores