segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Macau antes de ... ( III )



Está por aí na NET dito e redito quem foi Monsenhor Manuel Teixeira, que hoje dorme definitivamente na sua Freixo de Espada à Cinta, depois de uma vida dedicada a Macau. Conheci-o naquele território e é desse momento, apesar de ter tido outras oportunidades, que guardo a impressão mais forte ao vê-lo avançar, cabelos e vestes brancos, para o abraço de recepção que nunca mais se desligaria, até à última visita que lhe fiz, anos mais tarde, no hospital que acabou por ser, creio, a sua última casa, antes da definitiva viagem para Portugal.

Lembro-o agora na fotografia, sem data, que encontrei entre os vários livros que, assinados e, amavelmente dedicados pelo seu punho, constituem um daqueles bens de que se soltam universos ... Adiante. Que fale o retrato guardado no livro da saudade.

2 comentários :

  1. Monsenhor está enterrado em Chaves, onde residiu nos últimos anos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela precisão.

    Está entre nós, como terá desejado, digo eu, que o conheci em Macau, onde sempre me recebeu com a maior simpatia.Vou já a seguir divulgar mais uma fotografia sua e, com ela, deixar aqui nova homenagem à memória de Monsenhor Manuel Teixeira.

    Bem-haja!

    ResponderEliminar

Seguidores