sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Colaboração externa (10) - Anosognosia *

* Ao cuidado de quantos se interessam, de facto, pela saúde dos seus familiares e amigos



"É um alívio ter conhecimento disto...Desde há uns tempos a esta parte que andava preocupado porque :

1. Não me recordava de alguns nomes próprios ;
2. Não  me recordava onde deixava algumas coisas ;
3. Quando estou a conversar e tenho que interromper o pensamento, por
ser interrompido, tenho dificuldade de continuar a conversa no
ponto em que a tinha deixado.

Enfim, creio que começava a pensar que tinha um inimigo dentro da
minha cabeça, cujo nome começa por Alz...

Hoje li um artigo que me deixou bem mais tranquilo, por isso passo a
transcrever a parte mais interessante :

" Se tens consciência dos teus problemas de memória, então é porque
ainda não tens problemas."
Ao cuidado de quantos se interessam pela saúde dos seus familiares e/ou amigos


Existe um termo médico que se chama ANOSOGNOSIA, que é a situação em
que tu não te recordas temporariamente de alguma coisa. Metade dos
maiores de 50 anos, apresentam algumas falhas deste tipo, mas é mais
um facto relacionado com a idade do que com a doença.

Queixar-se de falhas de memória, é uma situação muito comum em
pessoas com 50 ou mais anos de idade.
É o caso de a falha se traduzir por não recordar um nome próprio, entrar
numa divisão da casa e esquecer-se do que se ia lá fazer ou buscar, esquecer
o título de um filme , actor ou canção, não se lembrar onde deixou os óculos,
etc. etc..

Muitas pessoas preocupam-se, muitas vezes em excesso, por este tipo de
esquecimento. Daí uma informação importante :

“Quem tem consciência de ter este tipo de esquecimento, é todo aquele
que não tem problemas sério de memória”. Todos aqueles que padecem de
doença de memória, com o inevitável fantasma de Alzeimer, são todos
aqueles que não têm consciência do que efectivamente se passa.

Dubois, professor de neurología da CHU Pitié-Salpêtrière ,
encontrou uma engraçada e didática explicação, válida para a
maioria dos casos, de pessoas que estão preocupadas com os seus
esquecimentos:
" Quanto mais se queixam dos seus problemas de memória, menos
possibilidades têm de sofrer de uma doença de memória".
Este documento é dedicado a  todos os esquecidos de que me recordo .

Se esquecerem de o compartilhar, não se preocupem porque não será

Alzeimer... são os muitos anos que pesam dentro das vossas cabeças."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores