sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Histórias "atenienses": os Soromenhos

Sem esperar por qualquer reacção ao escrito ontem no FACEBOOK, a verdade é que, simpática, Piedade Lopes, escreveu, referindo-se a Paulo e Alda Soromenho, nossos antigos, e comuns, mestres



19 February 23:53
"Também foram meus PROFESSORES . Lembro-me muito bem deles, pois além de serem uns óptimos professores, eram duas grandes PESSOAS."

























... e eu, breve, vou contar o "incontável", mas prometido, a propósito do muito simpático e competente casal SOROMENHO, de grata, gratíssima memória.

Marcado muito em cima da hora, a Drª Alda Soromenho, professora de Francês, no nosso Ateneu Comercial de Lisboa (aulas nocturnas), decidiu fazer à turma a que eu pertencia, um teste, justamente de gramática francesa. 
Fui, enquanto trabalhador-estudante, diria, "apanhado de surpresa" e mal preparado, decidi ... decidi, no final da aula, romper com as boas práticas e entregar o "ponto" completamente em branco ... 

Resultado: na aula seguinte, dias depois, a Drª Alda devolveu-me o dito "ponto" com a melhor das exclamações desejadas, a vermelho, a toda a largura do A4:
"ESTOU PASMADA!" 

E, logo ali, me submeteu a um teste oral - que, feitas as contas, me deixou ir a exame final e ... e passar com ... com excelente classificação.
Nunca lhe disse, exame final concluído, o que tinha "tramado", mas, com o trabalho que havia pensado ao tomar a insólita atitude p'ra zero no teste escrito, impus-me redobrado esforço - porque a Drª Alda Soromenho acreditava - e eu, com o "ESTOU PASMADA",  não digo adivinhável, mas possível e desejado, ganhei uns dias, redobrei a força e a vontade, no tempo que nem sempre sobrava a quem tem tinha que trabalhar e estudar de 2ª a sábado, PASSEI NO EXAME FINAL e ... e, de algum modo, acabei por reforçar o viste que foste capaz que, pai e avô, é força que tento não negligenciar e transmitir.

Lá onde está, que é, de certeza o Céu, perdoe-me minha querida Professora, mas eu apenas arrisquei por "saber" que sua generosidade e compreensão a fariam acreditar em quem, no caso, também o Dr. Soromenho, seu marido, professor de História, também acreditava. Descansem em Paz! Porque trabalharam e ajudaram quem trabalhava. Um dia nos encontraremos para contar como tudo aconteceu por cá.

Bom dia, queridos Colegas do Ateneu Comercial de Lisboa! 
O tempo escasseia, mas ver-nos-emos, quanto mais não seja, AQUI ou no Face, onde sou, confesso, utente em regime libérrimo ... O blogue dá-me "água p'la barba" porque  há sempre muita conversa num banco de jardim - a dizer bem, a dizer mal, mas, sobretudo, a DIZER o que se sabe. Sem rancores políticos, sem falsas modéstias ... No fundo, FALAR, CONVERSAR, como agora nos ensinam a fazer, mesmo sem o FACE de todas as lamentações e receitas culinárias.

Entretanto, contem as vossas histórias que se nada houver contra da vossa parte, terei prazer, onde isso for possível, as reproduzir, no todo ou em parte, nesta minha/nossa/vossa 
ruadojardim7.blogspot.com

E comentem, se for essa a vossa vontade. Responderei sempre que for caso disso. 
E é o que, desde já, posso oferecer aos ex e actuais "atenienses".No fundo, pelo menos, convívio escrito.






Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores