sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Macau (1/2): Inflação abrandou, em Janeiro, para 4,75%



 by Ponto Final
A expansão dos preços ficou abaixo dos cinco por cento no mês passado, depois de se ter fixado em 5,59 por cento em Janeiro.
 A taxa de inflação em Macau atingiu 4,75 por cento em Janeiro face ao período homólogo do ano passado, indicaram ontem os Serviços de Estatística e Censos (DSEC). A variação no índice e preços no consumidor local mantém um crescimento acima de Hong Kong (4,1 por cento) e da China Continental (0,8 por cento).
"O abrandamento na inflação não deverá também manter-se em meses subsequentes, já que, destacam os Serviços de Estatística, os preços do cabaz de compras de Janeiro deste ano comparam com os do mês no qual, em 2014, se celebraram as festividades do Ano Novo Lunar – período durante o qual se assiste habitualmente a uma alta de preços temporária. Assim, a base de comparação mais alta determina um nível mais baixo de inflação em Janeiro último.
Os maiores aumentos de preços do mês passado ocorreram na habitação e combustíveis (11,6 por cento), produtos alimentares e bebidas não-alcoólicas (5,4 por cento) e saúde (5,2 por cento).
As rendas imputadas à habitação, assim como aquelas efectivamente pagas, tiveram um aumento superior a 14 por cento, com a subida de Dezembro para Janeiro a ser superior a um por cento.
Na saúde, os maiores aumentos dizem respeito aos serviços de medicina dentária (10,4 por cento), consultas (6,7 por cento) e serviços auxiliares como exames diagnóstico (6,3 por cento).
Em Janeiro, e antes da subida de preços decidida pelos importadores locais, os preços dos combustíveis para automóvel seguiam a descer 21,6 por cento, por comparação com Janeiro do ano passado. Os preços do gás utilizado nas habitações caíam 13,8 por cento."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores