terça-feira, 17 de março de 2015

Salazar/Caetano e as moscas ...

Enquanto a apagador da memória não se instala de vez ...

Um dia, não me lembro se foi Salazar, se foi Caetano, mas penso que foi Salazar, terá dado instruções no sentido da PSP andar desarmada na rua.

Ter-se-á "esquecido" de acabar com a PIDE, mas, na mesma linha, com Caetano, a PIDE acabou - e, no caso, foi substituida por um nome,  aparentemente, "mais discreto": DGS (Direcção-Geral de Segurança?). A verdade é que, tudo analisado à distância, pouco depois, o que se verificou foi apenas a mudança de "moscas"...

Mas, hoje, a pergunta, não sendo a mesma, é esta:

- NA PRÁTICA, a liberdade consegue ser mais do que uma palavra?

- Em que aspectos o Zé vive, de facto, melhor, mais livre? É claro que pode falar, pode escrever, mas ...

- Que garantias profissionais têm os jovens, em particular, mesmo que superiormente habilitados? Com a mudança de desempregado para estagiário? E logo a seguir para onde?...

- O poder escrever AQUI isto é tudo? Talvez. Mas, no tempo do Salazar, o pior que, em termos laborais, aconteceu, por exemplo, a meu pai (operário) foi estar um período a trabalhar apenas três dias por semana, mas, pouco depois, não foi difícil arranjar outro emprego... E agora como é, caros e estimados Democratas?

A Liberdade é muito importante, mas tem que dar Pão. Ou estamos a caminhar para a Utopia de, em Lisboa, uma avenida da Liberdade gritada, cheia de bandeiras monocolores?

Eu quero continuar a escrever isto, mas não me fechem a padaria. E não gastem as lentes com demagogia, por favor. Reúnam-se e decidam: queremos que pão não rime com revolução!... Sem necessidade de rearmar ainda mais as forças de segurança que outros, a fingir, já ensaiaram esconder pistolas e/ou mudar moscas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores