quinta-feira, 19 de março de 2015

Macau - Portal para produtos lusófonos, em breve



 



by
PONTO FINAL

O Secretariado Permanente do Fórum de Macau organiza no fim do mês uma reunião e uma sessão de intercâmbio – as primeiras tarefas de Eco Chan, enquanto sucessora de Rita Santos.

Maria Caetano
"O Centro de Distribuição de Produtos dos Países de Língua Portuguesa é apresentado no próximo dia 1, em formato de portal na Internet, anunciou ontem Eco Chan, a nova coordenadora do Gabinete de Apoio do Secretariado Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A sucessora de Rita Santos tomou ontem posse, após a sua nomeação em comissão de serviço de um ano pelo secretário para a Economia e Finanças, Lionel Leong.
Eco Chan divulgou ontem a ordem de trabalhos para as novas funções, após ter abandonado cargos executivos no Instituto de Promoção do Comércio e Investimento (IPIM), anunciando para o próximo dia 31 uma reunião ordinária dos membros do Fórum Macau, seguida, a 1 de Abril, de um seminário de intercâmbio entre empresários de Macau e empresários dos países de língua portuguesa. O lançamento da sede virtual daquele que foi um dos três centros anunciados em 2013 pelo vice-primeiro-ministro Wang Yang aquando da reunião ministerial do Fórum de Macau.
“A primeira parte é um portal electrónico com todas as informações. Mas também está escrito e vai ser feito um centro físico para distribuição de produtos de língua portuguesa. Está no plano”, assegurou a coordenadora, sem datas para a conclusão do projecto que, de acordo intenções anunciadas inicialmente pelo Governo, deverá ficar instalado no antigo edifício do Gabinete de Comunicação Social, junto ao Largo de São Domingos.
Mas novidades serão avançadas, “muito rapidamente, de acordo com o plano”, segundo Eco Chan. “Da parte do secretariado, temos de trabalhar proximamente com o Ministério do Comércio e com o IPIM para ter isto”, explicou.
A responsável admitiu ainda a intenção de o secretariado do Fórum de Macau apoiar os mercados lusófonos no investimento na nova Zona de Comércio Livre de Guangdong, cujas operações devem ser iniciadas durante este mês – desde ontem, de acordo com uma notícia avançada pelo South China Morning Post. “Vamos dar apoio para obter mais informações e logo ver quais são as medidas que temos de tomar para apanhar essas oportunidades”, disse.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores