sexta-feira, 27 de março de 2015

Crónicas que, entre nós, outros escreveram nos seus jardins

Eventualmente desnecessária, a reflexão, já agora, para quem, pelo menos, de vez em quando, "abre esta coisa" na  ruadojardim7.blogspot.com. 

Dir-se-ia uma defesa para um eventual "ataque" sussurrado, a propósito de uma certa, diria, dispersão no "discurso" aqui expresso quase diariamente. Mas não é defesa nenhuma, como é óbvio. É um dado velho, que rodeia ESTE banco,
de uma espécie de assembleia, e que diz o seguinte (nível literário, ou outro, fora de causa: gostos para cada gosto ...):

MIGUEL TORGA fez editar 16 volumes do seu DIÁRIO

RAMALHO ORTIGÃO  idem 18 volumes d'AS FARPAS  (com Eça a dar uma mãozinha)

VERGÍLIO FERREIRA idem 9 volumes da CONTA CORRENTE e 1 volume PENSAR

JORGE DE SENA editou 1 volume (DIÁRIOS)

JOSÉ RÉGIO editou 1 volume do seu DIÁRIO INTIMO

VITORINO NEMÉSIO, na RTP, não sei quantas crónicas gravadas

AQUILINO RIBEIRO, no livro ESCRITOR CONFESSA-SE

JOAQUIM PAÇO d'ARCOS, 1 volume

FIALHO DE ALMEIDA, 6 volumes de OS GATOS

e ... e  houve quem dissesse que foi Ferreira de Castro (pelo menos, em parte), que "escreveu" O MUNDO QUE OS PORTUGUESES CRIARAM, assinado por Armando de Aguiar, para a Editorial NOTÍCIAS.

E EU acabo de assinar mais um apontamento que não fará história, mas, como sempre, tenta, anota, critica, regista - tudo, por força deste aparelhómetro, para que a minha/nossa (do banco da ruadojardim7) visão das coisas não fique sem mais um parecer, uma critica, um sim/estou para os que aqui gostam de estar (e, até ao momento, brinca, brincando, são milhares ...). Embora muitos menos do que outros cantores - com apoios diversos ou não (já aí para trás, sem constrangimentos, se sublinhou, por exemplo, a quantidade de blogues existente no Mundo ...).

E as perguntas avolumam-se:

o que é que faria HOJE Ramalho Ortigão, tão cheio de Farpas para espetar por aí ?!... E quantas "arranhadelas" daria Fialho de Almeida à lusa terra? E... e... como é que, por exemplo, seria olhado/comentado José Sócrates, e Alberto João Jardim, e Vasco Gonçalves e ... e ...?

Não se deve concluir um texto com uma interrogação, mas, no caso, não sei outra maneira, a não ser dar a cara, propriamente dita, em nome de um certo colectivo...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores