domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos em Santo António dos Cavaleiros *

* a 4 quilómetros de Lisboa e, hoje, a dois passos de Jerusalém


Todos anos é assim, dizem-me, a mim que, da janela, sempre e apenas, vi passar a procissão. Mas, por isso mesmo, é agora oportunidade (não sabendo se as palavras dizem tudo ...) para lembrar a catequese frequentada e o católico assim-assim que, anos a fio terei sido e me levou ao lugar de culto que é a Basílica da Estrela, por sinal, aqui a dois passos do banco onde, nos últimos anos (?!...) o imaginário me conduz diariamente, ou quase. Hoje, hoje, confirmei, é Dia de Ramos e ... e, diz a Wikipédia:

"Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canónicos (Marcos 11:1Mateus 21:1-11Lucas 19:28-44 eJoão 12:12-19).
Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados."













































































Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores