sexta-feira, 27 de março de 2015

Projecção enquanto mecanismo de defesa

TRANSFERÊNCIA a propósito de muita coisa ...

A IMPORTÂNCIA NO QUOTIDIANO DO HOMEM COMUM 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Em psicologiaprojecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a Projecção Psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projectados em alguém.
A projecção psicológica reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projecta, assim, as falhas em outra(s) pessoa(s).
teoria foi desenvolvida por Sigmund Freud e posteriormente refinada por sua filha Anna Freud e, por conta de tal acção, ela também é chamada de "Projecção Freudiana" em certas literaturas."

Entretanto, se estiver interessado/a em "entrar" no tema "transtornos da personalidade", não deixe de ir, AQUI AO LADO, a PSIQWEB e ler até ao fim, justamente, o artigo que diz o essencial acerca dos ...dos transtornos de personalidade com que nos deparamos, HOJE, a cada passo: na rua, na vizinhança, nos amigos, na família.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores