sábado, 23 de janeiro de 2016

Horácio Roque - onde menos se espera ...

Antes de mais: sem qualquer interesse visível, recebeu-me, acolheu-me em Joanesburgo, se bem me lembro, nos anos 80, com a maior simpatia e devo-lhe parte do êxito profissionalmente obtido. A fazer de acontecimentos posteriores uma  desagradável surpresa pessoal do signatário. Que mais não sabe, a não ser pelo que ouve ou lê. M.A.

"Proveniente do interior do país, partiu aos 14 anos num navio para Angola, onde já vivia uma irmã mais velha. Criou a sua primeira empresa aos 18 e teve actividade em várias áreas até 1976, desde restauração,imobiliárioprodutos de beleza, chegando a fundar dois colégios.
Com o início da Guerra Civil em Angola partiu para a África do Sul, em 1977, onde conheceu o seu principal sócio em vários negócios, Joe Berardo. Os dois dedicaram-se à exploração de minas de ouro e diamantes, acabando a explorar minérios na Austrália e no Canadá. Além disso investiu em agências de viagens, uma gráfica, um jornal e vários negócios imobiliários.
Em 1980 iniciou os investimentos em Portugal. Através das suas holdings pessoais, Rentipar FinanceiraRentipar IndústriaRentipar Seguros e Rentipar Investimentos, participava em vários sectores da economia, designadamente no mercado imobiliárioindústriaserviçosturismocomércio internacionalbanca e seguros. Na área financeira, tornou-se Presidente do Conselho de Administração do Grupo Banif, de que era accionista maioritário.
Foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique a 18 de Março de 1989. Rei de Espanha, D. Juan Carlos I, distinguiu-o com o grau de Comendador da Ordem de Isabel a Católica.
Em 1991 criou a Fundação Horácio Roque, para actuar nas áreas educativasocial e cultural. 
Foi Cônsul Honorário do Panamá em Portugal
Casou duas vezes, a primeira com Maria de Fátima Henriques da Silva de Moura, de quem se divorciou em 2000, casando-se segunda vez com a sua antiga secretária, Paula Caetano.
Após a sua morte, e apesar do divórcio, a sua ex-mulher tentou herdar metade da sua fortuna, em prejuízo das duas filhas do casal, Maria Teresa Henriques da Silva de Moura Roque (1971), Presidente do Conselho Superior Consultivo do Banif, mulher do também empresário Pietro Saviotti dal Fabbro, de quem nasceram Lorenzo (2004) e Bianca (2006), e Cristina Henriques da Silva de Moura Roque (1978).
Também a sua madrasta tentou herdar parte da fortuna, o que também foi negado pelas suas enteadas."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores