segunda-feira, 23 de maio de 2016

MACAU - Macau com papel importante nas contas da Caixa Geral de Depósitos

by Ponto Final
 "Só foram necessários três meses para que as contas da Caixa Geral de Depósitos passassem do lucro ao prejuízo e voltassem a cair no vermelho. O banco estatal português registou um resultado líquido negativo de 74,2 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, quando tinha obtido um lucro de 2,1 milhões de euros em igual período de 2015.
A evolução está relacionada com os resultados de operações financeiras, que passaram de 94 milhões de euros entre Janeiro e Março do ano passado para prejuízos de 97,3 milhões de euros nos três primeiros meses do corrente ano devido ao que os responsáveis pela Caixa dizem ser “a elevada volatilidade sentida nos mercados financeiros internacionais”.
Em causa estão sobretudo as perdas averbadas nas operações de cobertura de risco da taxa de juro – as swaps – feitas pela Caixa Geral de Depósitos com o propósito de cobrir a dívida pública portuguesa.
As comissões líquidas caíram 8,5 para 115,6 milhões de euros, reflectindo “a forte pressão concorrencial e regulamentar sobre a cobrança de comissões”, explicou o banco liderado por José de Matos.
Os resultados só não foram mais drásticos porque a actividade internacional para as contas do grupo. O resultado ilíquido consolidado da Caixa Geral de Depósitos foi no primeiro trimestre de 40 milhões de euros, mais 79 por cento do que no primeiro trimestre de 2015, muito graças ao papel dos bancos do grupo fora de portas. Só Macau contribuiu com 18,7 milhões de euros para as contas do banco estatal português. A par do território, a actividade dos bancos do grupo em França (11,6 milhões) de euros, em Espanha (4,2 milhões de euros) e em Moçambique (2,5 milhões de euros), representou 92,5 por cento do resultado líquido da actividade internacional."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores