quarta-feira, 11 de maio de 2016

MACAU: Pequim felicitou Kim Jong-un por novo cargo


by Ponto Final
"O Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte terminou na segunda-feira com a entronização de Kim Jong-un como presidente da formação política. Apesar de não se terem feito representar no evento, as autoridades chinesas facilitaram o líder norte-coreano pela promoção.
O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, felicitou esta terça-feira o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, pela sua ‘promoção’ a líder do partido único do país num Congresso em que Pequim – tradicional aliado de Pyongyang – esteve ausente.
Numa mensagem enviada a Kim Jon-Un, o chefe de Estado chinês qualifica as relações com a Coreia do Norte como um “precioso bem” que foi pessoalmente “cultivado pelos líderes da antiga geração”, informou ontem a agência oficial norte-coreana KCNA.
O Partido dos Trabalhadores deu na segunda-feira por concluídos os  trabalhos do seu primeiro congresso em 36 anos, considerado como a coroação de Kim Jong-Un. O líder norte-coreano foi nomeado presidente do partido.
Kim Jong-un, de 33 anos, que era até aqui “apenas” primeiro secretário do partido, foi nomeado durante o congresso para o novo cargo, criado especialmente para o líder norte-coreano. O avô do actual líder, Kim Il-sung, foi nomeado "presidente eterno" do partido, quando o pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, era secretário-geral.
O líder norte-coreano presidiu à reunião política, que não se celebrava desde 1980, e na qual participaram quase 3.500 delegados:  “O Partido e o Governo chinês atribuem grande importância à relação entre a China e a Coreia do Norte”, disse Xi Jinping, na mensagem que enviou ao seu homólogo norte-coreano
“Envidaremos esforços em conjunto com a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte] para levar a felicidade aos dois países e aos seus povos”, acrescentou o Chefe de Estado chinês.
A ausência de um representante da República Popular da China na reunião excepcional do Partido dos Trabalhadores foi interpretada, no entanto, como um sinal de deterioração das relações entre Pequim e Pyongyang.
No anterior congresso do Partido dos Trabalhadores, em 1980, Pequim esteve presente com uma delegação chinesa liderada por Li Xiannian, que mais tarde foi Presidente da República Popular da China.

Festa de arromba em Pyongyang

Após o fim dos trabalhos do Congresso do Partido dos Trabalhadores, as autoridades norte-coreanas organizaram uma cerimónia que juntou uma multidão em Pyongyang para celebrar as conquistas do país.
Milhares de pessoas, entre civis e militares, encheram ontem a praça Kim Il-sung, o recinto que normalmente acolhe este tipo de eventos e onde o líder norte-coreano permaneceu de pé no palco ao lado das principais figuras do regime, numa cerimónia transmitida em directo pela televisão estatal KCTV.
Kim Yong-nam, de 88 anos, presidente da Assembleia Popular Suprema e chefe de Estado honorífico do país, pronunciou um primeiro discurso em que não poupou elogios aos dirigentes da dinastia Kim e lisonjeou o progresso económico e militar do país.
As massas, dispostas em módulos na praça, decorada com símbolos do partido – a foice, o martelo e o pincel – e cartazes de propaganda, aplaudiram com fervor.
O acto coloca um ponto final ao congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realizado em 36 anos e sob a liderança de Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011 quando tinha menos de 30 anos.
O encontro serviu para ratificar o papel de Kim dentro do regime e a chamada política “Byeongjin”, de desenvolvimento económico e nuclear."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores