quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Intimidades - ou nem tanto...

Eu que, como sabem (está no Acerca de Mim), sou o Marcial, quando, catorze anos feitos, comecei a trabalhar por conta alheia, trataram logo de me dizer: "aqui dentro, és o Alves". Chateei-me. Não se muda assim o nome a uma pessoa sem mais nem menos... Alves?!... "Alves é o meu pai... Não, o meu pai é o sr. José..." A coisa incomodou-me, confesso.

Mas cá ando com o nome todo às costas...

O Marcial, porque, como já expliquei noutra oportunidade, o padrinho era galego e tinha esse nome próprio... Hoje sinto prazer que assim tenha sido (o Marcial, carvoeiro, era um homem generoso - e a generosidade faz-nos falta no combate diário com a avareza).

Lopes, da parte da mãe, é apelido de uma das famílias mais numerosas, entre as respeitadas, da aldeia, algures nas Traseiras do Litoral (no compêndio da Primária antiga, Beira Baixa).

Alves, da banda do meu pai, a representar a força física e anímica de um velho manipulador de rijas madeiras (como ele gostava da sicupira...) e de tudo o que na Imagem histórica, remonta, se quiserem, ao Presépio e à figura de um pai, no meu caso, não virtual.

E é só. Vejam a fotografia e leiam-lhe a legenda. Está lá tudo...

Mas aquela mudança do menino Marcial para o senhor Alves é que ainda hoje me dói...


 
A fotografia ilustra tudo: o Marcial, em cima do cavalete; o Lopes, na paisagem que entra pela janela; o Alves, nas ferramentas que o recordam e na minha mulher (a cuidar do "património"), ao fundo, em cima de um banco (de cozinha, claro...Que eu não casei rico...)


2 comentários :

  1. que Maria Encarnação Ambrósio, generosa, escreveu no Facebook: "Já sabe que há
    muitos anos que está incluído no grupo dos meus grandes amigos. Admiro profundamente o ser humano que é e esse desassossego saudável que está presente em si. Um grande abraço."

    ResponderEliminar
  2. "Desassossego..." É isso!!! Obrigado, Maria Encarnação Ambrósio.Um chi-coração grande.Temos que "salvar o mundo!..." É urgente!

    ResponderEliminar

Seguidores