terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Revista VESTIR

1983 - Escultor Martins Correia, no lançamento da revista VESTIR, no Clube dos Empresários, em Lisboa
M. A. na primeira edição da VESTIR: "(...) tendo nascido para cumprir importantes funções informativas e formativas, não ficará pelo caminho como tantas e tão boas intenções no nosso País."


E não ficou pelo caminho.


Entretanto, quando, dez anos depois do primeiro número, me retirei "para não fazer nada...", escrevi na última edição que coordenei:  "(...) Mas, espero e desejo, não irão finar-se as vontades que, com base na pátria língua assimilada e nos saberes ginasticados, fazem falta à obra completa (...)"


A verdade é que continuou. E continua, ao que sei.


Não resisto, contudo, à revelação de um pormenor que, insignificante, dir-se-á, dá bem nota do que certos bastidores são capazes de fazer, no fundo, em nome de nada... De nada que construa países. Repare-se:


Palavras na edição da VESTIR imediata, livremente escritas pela jornalista indicada  (pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional ?) para a minha natural substituição: "(...) uma palavra de apreço ao (...) Marcial Alves que, incansável ao longo de 11 anos coordenou a revista de forma brilhante e audaz. No meu espírito não tenho dúvidas de que tudo o que a revista é hoje o deve a ele, à sua juventude e ao seu trabalho. Obrigado caro colega pela (imensa) ajuda que me prestou..."


Que fique aqui, entretanto, REGISTADO:


 a jornalista que escreveu, ignorando eventuais guerras de bastidores, sem, naturalmente, o meu conhecimento (de resto, reformei-me logo a seguir...), o que acabaram de ler, FOI DESPEDIDA, DESPEDIDA! Só coordenou, depois de mim, uma edição, UMA!...


Nunca mais vi a jovem, mas aproveito esta oportunidade e este meio de tão profunda capacidade de penetração, para lhe dizer, publicamente, BEM-HAJA!


Espero que tenha, de imediato, tido a sorte que "os do Emprego" não lhe deram - desconfiando (da sombra, só podia ser). Entretanto, ao que sei, depois de uma vida interna atribulada, os da história lá vão aproveitando novas oportunidades... E, para já, VESTEM. VESTEM-SE.


Não teve importância, claro. A não ser para o País - que é este, que vive como se sabe: em intriga crónica e...e numa espécie de luto aliviado...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores