"Wong Sio Chak, que assumiu durante os últimos dias a função de Chefe do Executivo interino em substituição de Chui Sai On, que se deslocou a Pequim, recordou na praça do Tap Seac que o 70.º aniversário do anúncio do fim da II Guerra Mundial, em 1945, é o momento para aprender com o passado de forma a evitar que a história se repita.
"[É preciso] transmitir aos jovens as lições que se podem retirar de uma guerra, para que aprendam com a história sem jamais permitir que tal volte a acontecer e sintam o ambiente de estabilidade, paz e desenvolvimento em que vivem", disse o titular da pasta para a Segurança, citado pelo Gabinete de Comunicação Social. A cerimónia contou com a presença de mais de 400 personalidades do território, que foram convidadas pelo Executivo para assinalar a data.
Durante o seu discurso, Wong Sio Chak enfatizou que, tal como no passado, a população irá " continuará a amar a Pátria e amar Macau como pilar espiritual da sociedade, acelerando o desenvolvimento sustentável das actividades da Região Administrativa Especial de Macau".
A “Comemoração do 70º Aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da vitória mundial contra o fascismo”, segundo a designação oficial dada pelo Governo Central, foi ainda marcada por um minuto de silêncio pelos mortos da também chamada Guerra do Pacífico.
Esta foi a primeira vez que Macau assinalou a data com um feriado, assinalando o desfecho, há sete décadas, de um conflito que deixou mais de 30 milhões de vítimas. A data foi sobretudo marcada em Pequim para onde seguiu o Chefe do Executivo da RAEM, Chui Sai On, onde se juntou ao Presidente chinês, Xi Jinping, como também aos seus antecessores, Hu Jintao e Jiang Zemin."
|
domingo, 6 de setembro de 2015
Macau: Olhar para o passado para aprender com a história
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário