segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Do lido, o sublinhado (70) - "Mulheres de Cinza" *

* Pgs. 150 e 151, talvez, no transcrito aqui, o essencial da narrativa de Mia Couto - notável, opina-se neste bancodejardim














"(...) 
- Tenha cuidado, patrão. É que nós, mineiros, descemos para os túneis porque confiamos nos vossos deuses.

Foi o que declarou o velho preto. Não entendi por que proferia tal afirmação, que era para mim uma desenvergonhada heresia. Por que falava ele dos "nossos" deuses" Então Tsangatelo questionou-me - a mim e não ao Fragata - nos seguintes termos:

- Esse ouro, esses diamantes: a quem o patrão pensa que esses minerais pertencem?

- Ora, são de quem os tirar de lá.

- É o contrário, meu senhor. São de quem os colocou lá. E quem os semeou foram os espíritos dos antepassados. Eu pergunto, vocês, brancos, pediram autorização?

- Pedimos aos vossos chefes.

- Quais?

- Os que lá mandam naquilo.

- Esses chefes não mandam na terra, nem mandam no que está dentro dela. É por isso que eu digo, continuou o indígena, que será bom que os vossos deuses nos protejam. Porque há muito que perdemos a protecção dos nossos."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores