quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comunidade de Leitores ausentes

Para Helena de Vasconcelos, a quem "invejo" saberes e paciência e desejo uma participada, e renovada, Comunidade de Leitores, na CULTURGEST - a dedicar ao Riso e ao Esquecimento

Pelos ausentes, de Guerra Junqueiro:

Como hei-de ser um Petrarca,
Cantar como um rouxinol,
Se o meu termómetro marca
Quarenta e dois graus ao sol!

A musa foi-se-me embora;
Para onde já não me lembro;
Só a torno a ver agora
Lá para os fins de Setembro.

Deixá-la andar lá dois meses
Colhendo imagens e flores,
Para espanto dos burgueses
E ruína dos editores.

Não peças mais versos, não!
Não faças que eu me zangue;
A teta da inspiração
Ordenho-a ... e já bota sangue.

Deixa-me estar sossegado;
Eu a luta abandonei-a;
Tive baixa de soldado,
E vim viver para a aldeia.

Tenho a existência pacata
Dos grandes bonacheirões;
e arrumei a um canto a lata
Com que eu fabrico os trovões.

E, farto de ver abrolhos,
E de ter desassossegos,
Deixo pastar os meus olhos
No azul - como dois borregos.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores