domingo, 28 de agosto de 2011

"Deus lhe pague"

1947: Lisboa, a primeira vez que fui ao teatro ...
DEUS LHE PAGUE. Procópio Ferreira.

A actualidade do que se tornou inesquecível. Dois mendigos à porta de uma igreja.


"... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Mendigo
... como é que o senhor pede uma esmola?


Outro
Como todos: "uma esmola pelo amor de Deus!..."


Mendigo
Isso é passadismo!... Ninguém mais ouve esse pedido. Deus é uma palavra sem expressão. Quando se diz: "Ai, meu Deus!" - é como se se estivesse dizendo: "Ora bolas!" O senhor nunca ouviu um ateu dizer: Graças a Deus, sou ateu"?


Outro
Já.


Mendigo
Pois então? Hoje, poucos compreendem o valor dessa expressão. Fale em fome. Fome é mais impressionante. Há mais de 30 000 000 de famintos no mundo! Mas fale em fome, sempre onde não haja pão ou comida.


Outro
Para quê?
Mendigo
Para que eles lhe dêem dinheiro. O senhor, com certeza tem mendigado a domicílio ...


Outro
Realmente, sempre vivi percorrendo casas de família.


Mendigo
É um mal. Quem mendiga a domícilio não faz carreira. Só dão pratos de comida e restos de pão. Adopte o meu sistema. Especializei-me em transeuntes e portas de igreja em dia de missa de defunto rico. Leia jornais. Pelos anúncios, calculo a féria do dia.


Outro
E hoje, por que está aqui, a esta hora?


Mendigo
O senhor não sabe? Bem se vê que o senhor não tem vocação para mendigo. E falta-lhe prática. Hoje é o dia do encerramento do mês de Maria. A igreja está repleta. (Retirando um papel do bolso e lendo-o) Aqui está a lista que o meu secretário apresentou: "Lotação completa: oitocentas e cinquenta pessoas".


Outro
O senhor tem secretário?

Mendigo
Contratei um rapaz esperto, que percorre a cidade, lê jornais e lembra-me as datas. Às vezes, estou tranquilamente em casa, na minha biblioteca, metido num dos meus lindos "robes-de-chambre", lendo Upton Sinclair, Karl Marx ... quando recebo um telefonema urgente. É o meu secretário, avisando sobre uma boa missa, um excelente casamento, uma festa popular, onde há maior número de generosos, segundo a sua psicologia.


Outro
O senhor tem uma organização perfeita!


Mendigo
O serviço está bem organizado. Aqui nesta igreja, por exemplo (Lê) "234 pessoas de luto, sendo 183 senhoras". Nota: "a maioria é de luto recente". (Falando) Luto recente é um grande sinal de generosidade. (Lendo) "86 solteironas". (Falando) A solteirona é um grande amigo do mendigo. Quando a gente diz: "Deus lhe pague", ela vê logo um lindo rapaz caindo do céu por descuido ... Mas é preciso que, ao pedir, a gente tenha um certo sorriso de bondade e malícia nos lábios ... É a esperança de casamento ...

Outro
Vamos ao resto! Sinto que vou melhorar a minha vida!

Mendigo
Vá por mim ... (Lendo) "Os comerciantes com cara de falência próxima, 18. Noivos e namorados com as respectivas, 96. O resto é gente "chic", além de pecadores arrependidos. (Falando) O meu secretário é um grande psicólogo.

Outro
Está-se vendo!,,,

Mendigo
Como vê, a féria vai ser grande. Comerciante falido dá pouco, mas não deixa de dar: tem medo da miséria. Namorado dá dois mil réis, Noivo dá dez tostões. Já tem mais intimidade com a pequena ... Pecadores, em geral, dão níqueis ...

Outro
O senhor nasceu mendigo.

Mendigo
Não. Nasci trabalhador! Lutei muito pela vida! Luta desigual Eu era um pobre operário, com a cabeça cheia de sonhos (...)"




Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores