domingo, 21 de agosto de 2011

Coro dos Caçadores


Quem está aí que tenha frequentado a Veiga Beirão, em Lisboa, 
e cantado, na escola, o Coro dos Caçadores,
sob a direcção do maestro Euclides Ribeiro?

Do meu velho caderno da disciplina de Canto Coral

I
"O ardor nos precipícios,
O frio pelos bosques,
A chuva, a neve, sabemos desprezar
E a morte dos servos
Dos ursos, dos lobos,
Que vão as sementes nos campos infestar
II
Oh! cruel alegria, oh! feroz delícia
Que ao toque das trompetas dás tanta perícia
Depois quando a noite nos cair sobre a testa
A Baco se presta na festa de amor

Trá, lá, lá, etc"

 12 valores

Assinado: Euclides Ribeiro

6 comentários :

  1. Boa noite. Se não for muito indiscreto - mas porque o nome é-me extremamente familiar - diga-me: como era o maestro Euclides Ribeiro (fisicamente)? (por acaso não era coxo?)
    Obrigado pela atenção.
    Fernando Barbosa Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua presença neste blogue. Sim, era coxo. Foi meu professor na Veiga Beirão.

    E o meu Amigo é familiar, ou não, de um tal Dr. Barbosa Ribeiro que trabalhou na ICESA, na Póvoa de Santa Iria?

    Disponha.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. O meu pai é, efectivamente, médico de Clínica Geral, mas desconheço se trabalhou nesse local (J. F. Barbosa Ribeiro)... se bem que acho que ele chegou a mencionar ter trabalhado por lá (eu só nasci em 1990, daí desconhecer muita coisa). Sei que ele trabalhou nos "Anjos da Noite"...
    Já Euclides Ribeiro, confirmou-me agora por dizer que era coxo e pelo nome dele, era meu avô (pai do meu pai), faleceu em 1977 com 65 anos. Estou a tentar descobrir melhor quem foi o meu avô, daí ter encontrado esta publicação. E desconhecia por completo que o meu avô havia sido professor na Veiga Beirão - só sabia da Nuno Gonçalves (Lisboa) e do Colégio João de Deus (Monte Estoril). Pelos anos mencionados, infelizmente nunca o pude conhecer e tento exaustivamente descobrir quem ele foi, quer enquanto pessoa, quer enquanto professor. Se puder falar-me algo mais sobre o meu avô, ficaria muito grato. Nem que seja só o "ser simpático/antipático", etceteras.
    Grato pela atenção.
    Fernando Barbosa Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Boa noite! O Dr. Barbosa Ribeiro a que me refiro devia ser licenciado em Economia e Finanças.

    Quanto a Euclides Ribeiro, deve estar tudo certo: a escola Nuno Gonçalves tinha uma secção na Veiga Beirão, no Largo do Carmo, em Lisboa. Guardo, entretanto, do Maestro, mas, sobretudo, do Homem, a frase: "eh pá, canta. Se ninguém cantar não se ouve nada ..." Disponha e vá lendo a ruadojardim7 para que ... no jardim a gente se "oiça"... Bem-haja!

    ResponderEliminar
  5. EU PARTECIPEI DO CORO DA VEIGA BEIRAO ENTRE OS ANOS 1950/52 E O PROFESSOR CREIO QUE ERA EUCLIDES RIBEIRO PELA DESCRIÇAO FISICA (COXO) QUE FAZEM DELE.. ME LEMBRO DE ALGUNS NOMES DE COMPANEIROS; CARLOS ALBERTO DA PAZ SOARES, JOSE FERNANDO DA SILVA AMORIM...

    ResponderEliminar
  6. Muito engraçado! Deve estar tudo certo: as datas se não são as mesmas, são próximas. Portanto ... portanto ... TEMOS CORO! E Euclides Ribeiro presente, como me parece justo.

    Do mesmo tempo era o declamador Manuel Lereno, que colaborava com o maestro.Uns estarão, com as nossas flores, no "jardim das tabuletas"; nós,pelos modos, passeamos no jardim da saudade ...

    ResponderEliminar

Seguidores