quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sun Yat Sen ( II ) *

"(...) Com consequência, teve que passar os dezasseis anos seguintes no exílio com  a cabeça a prémio. (Apenas durante alguns dias, em 1907, Sun pôs o pé em solo chinês).


Foi precisamente durante este período que Sun se consagrou à conspiração profissional e emergiu como o principal líder do movimento revolucionário chinês.


Concentrou o seu trabalho político junto às comunidades chinesas imigradas, principalmente no Sudeste Asiático, Hawai e Estados Unidos.


Por volta de 1910 a diáspora chinesa rondaria os dois milhôes e meio de pessoas; a ajuda que lea ofereceu tanto em dinheiro como em homens foi de extrema importância.


Durante anos Sun Sen percorreu as comunidades chinesas imigradas, fazendo palestras, postulando teoria, fazendo todo um trabalho de consciencialização e recolhendo fundos, despertando os chineses para as necessidades da pátria.


Em 1896 os "Ching" raptaram-no em Londres; Sun foi salvo pelos seus amigos ingleses que conseguiram libertá-lo do seu cativeiro na legação chinesa - em particular a intervenção do dr. Cantlie, seu professor em Hong Kong, num incidente que o tornou famoso e lhe grangeou enorme prestígio."

* Biografia sumária publicada em 1985 na revista Nam Van,
 editada pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau


Mesa de trabalho de Sun Sen. Numa breve visita à China, lembro-me de ter visitado um Museu (?)
próximo da então fronteira com Macau, que lhe era dedicado. Mas não me recordo de pormenores.
 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores