sexta-feira, 20 de abril de 2012

Canteiro de palavras (XLVII) - Cervantes

















"- Ditosos tempos e afortunados séculos esses, a que os antigos deram o nome de idade de oiro, nanja porque o oiro, que na nossa idade de ferro tanto se adora, então se alcançasse sem nenhuma espécie de fadiga, mas porque se ignoravam as palavras teu e meu. Eram comuns todas as coisas naquela era feliz. A ninguém, para obter o sustento quotidiano, era necessário mais esforço do que erguer as mãos e tirá-lo das robustas azinheiras, que liberalmente estavam convidando os humanos com seu doce e sazonado fruto. As claras   fontes e cursos de água ofereciam a quem tinha sede a linfa cristalina e saborosa. Nas taladas dos rochedos e no côncavo das árvores montavam suas repúblicas as solícitas e discretas abelhas, oferecendo grátis a quem queria a fértil colheita dos dulcíssimos favos.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...


 A justiça mantinha-se nos limites próprios, sem que ousassem perturbá-la ou feri-la o favor e o interesse que hoje tanto a conspurcam e viciam. A lei do arbítrio ainda não tinha avassalado o entendimento dos juízes, e por esta razão é que não havia pleitos que julgar nem réus que devessem ser julgados."

in D. Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores