sábado, 14 de abril de 2012

Holanda, num relance, o que ficou ...

É isso, meu caro V. G.: jardinagem.Com aquele entusiasmo que tenta ser igual ao dos que a praticam de facto à volta do coreto, onde tenho o meu banco - que é de jardim ...


Hoje lembrei-me de dedicar uns minutos às viagens, viagens generica e retrospectivamente observadas e, a propósito de um caso concreto, deixar as generalizações para quem aqui entrar.


Segundo uma estatística caseira, identifiquei, em 2007, no planisfério, a minha presença em cerca de 120 cidades (fora de Portugal), que, em regra, corresponderam a incursões mais ou menos impressionistas nas respectivas redondezas. Donde, pensar que tenho alguns jardinzecos na cabeça... Ou deveria ter, porque ( e é isso que este apontamento, este canteirinho, pretende abordar), porque ... tudo somado, estou quase como se não tivesse ido, isto é, como um qualquer Cavaleiro da Triste Figura, que se baralha com tanta, ainda que pouca, coisa ...


Por exemplo: o que é, sem ver fotografias ou consultando documentação trazida, me "sobra" de uma viagem à Holanda?


Genericamente, talvez o sobrante possa ser sintetizado na imagem que se segue - ou quase ...E que está aí num dos livros que li a primeira vez em 1970.

Amesterdão, por exemplo, vejo-a assim ...



















Assim de repente, o quase é:


a celebridade histórica de Delft, famosa pelas suas faianças;


um ou outro moinho, perdido na paisagem florida;


a cidade de Amesterdão, assim a modos que a lembrar a Veneza dos canais e, no museu, a teatral, enorme, também nas dimensões fisicas, Ronda da Noite, de Rembrandt;


depois, depois ainda um parque de miniaturas (mal comparado, como o dos Pequenitos, em Coimbra) e o ... o Mercado das Flores, flores para exportação para todo o mundo.


Pouco mais, creio. Ou melhor, talvez um pouco mais, mas só vendo fotografias e/ou diapositivos. Mas é isto. É com isto que faço, em parte, esta jardinagem ... Apesar de tudo, com um "pormenor" importante:
com Amor. Sem Amor não sai nada, creio. Mesmo nada. Por exemplo: não estaria aqui, meu caro V.G..


Aparece. Apareçam quantos tenham mundo para dizer. E, já agora, também os outros, que têm mundo para ver. Mesmo que seja apenas um mundo impressionista ... Melhor: o seu universo impressionista. 


Com uma certeza: a NET leva-nos a muitos lados, mas, se não tomamos cautela, impede-nos de cheirar as flores que, estão, por exemplo, numa qualquer Holanda, às vezes, quase tão perto de nós, quanto esta electrónica - que simula, simula, simula, faz sonhar mas não tem cheiros ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores