sábado, 21 de abril de 2012

Livros













Integra uma das Cartas à Minha Neta que já aqui referi várias vezes. Trata-se de um breve apontamento que publiquei, não me lembro em que jornal, em Dezembro de 1990, e que trata de ...

"Já por toda a parte as coisas velhas deitadas à rua tinham provocado horas extraordinárias aos municipais almeidas, quando anteontem visitei a casa de um querido e estudioso amigo, desaparecido há poucos meses, que me habituara a ver apaixonadamente embranhado na sua vasta biblioteca, dissecando temas, estudando autores, comparando ideias, investigando matérias. Era dos que, discreto, anos a fio, frequentara o Chiado e sabia tudo sobre as últimas expostas na Bertrand - que adquiria para ler e saborear.

Ainda a terra não terá, contudo, tido tempo de lhe consumir os restos mortais e já a família, ligeira, sem problemas financeiros, lhe acaba de fazer o funeral ... aos livros, vendendo ao quilo quanto, décadas de carinho e saber, as suas longas estantes continham.

- Ficámos com os mais bonitos!... - disseram-me os da família. - Só temos receio que, sem querer, tenhamos deixado ir alguns dos que o senhor doutor tinha aí, autografados pelos autores. Se alguém os encontra na Feira da Ladra ou nalgum alfarrabista ... - acrescentaram receosos.

De facto ... Eles eram todos tão, tão bonitos ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores