domingo, 29 de abril de 2012

Crise no lixo

















A cerca de duas dezenas de metros da minha janela há dois caixotes do lixo camarários  que têm uma goela que basta a gente, com um pé, carregar nos respectivos pedais, e é vê-los abertos para receberem os sacos do lixo da vizinhança. Acontece que, por vezes, o que as pessoas querem deitar fora não é o lixo corrente, são monos que não cabem na boca dos públicos contentores e ... e, sem cuidar de calendário (a coisa tem dia certo para se fazer ...), são depositados nas suas imediações - o que é sempre um péssimo "espectáculo", como se deixa ver: frigoríficos desventrados, esquentadores com as tripas à mostra, fogões com tubagens enferrujadas, mesas pernetas, malas de viagem sem forros, que sei eu ...


Ora, de há uns meses para cá, sem que à volta dos ditos contentores haja qualquer instrução camarária nova, a verdade é que deixou de haver monos ... Terá havido, isso sim, como que, digo eu, um certo abrandamento na chamada sociedade de consumo, o que, se por um lado, quer dizer crise, por outro, há que reconhecê-lo, significa mais contenção económica doméstica, o que não é mau ...


Quem não concorda, tenho quase a certeza, são, nomeadamente, os sucateiros, cuja presença, por razões óbvias, agora, quase não se faz notar. Aliás, há pouco, ainda apareceu aí um que levou, salvo erro, um micro-ondas acabado de chegar à zona ... Deve ser de algum ricaço cá do sítio, digo eu, que vai ter que ter mais cuidado porque o fisco anda aí e pode notificá-lo por excesso de bem-estar ...


"- O quê, V.Exa. tem um micro-ondas novo? Como é que conseguiu isso?


- Ah, eu consegui, apesar de tudo, fazer umas economias e ...


- Economias?... Então e vai gastá-las assim?... V.Exa. não sabia que ...


- Saber, sabia, mas "aquilo" já não aquecia nada e havia perigo de curto-circuito, disse-me o técnico ...


- Tem fogareiro a petróleo?...


- Tenho!... Mas o petróleo está tão caro ...


- Qual caro, qual história ... Até tem estado a baixar ... Do que é que está à espera?!... Bom dia! Por agora escapa."

-

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores