sábado, 19 de dezembro de 2009

Bordéus 2004 - apontamentos (IV)


FINGIR DE EMIGRANTE



"Não há, nem nos transportes da cidade, nem em nenhum lugar visitado, aviso para se ter cuidado com gatunos."

"Há indicação na estrada do número de mortos e feridos em desastre rodoviário acontecido num determinado trajecto."

"Para captar "fiéis",a Igreja Evengélica no Cours de la Marne oferece café e água e tem à porta uma banca com programa e...e rebuçados."

"Numa mesa próxima da nossa, na esplanada frente ao Grande Teatro, uma senhora ofereceu à outra um livro (agradecido com um beijinho) que, num relance, vi ser "Casei com um comunista."Apressou-se a, para começar, virar a capa para baixo e, pouco depois, a meter o livro num saco, sem "exibir" a capa que, além do título, tinha o desenho de uma bandeira vermelha (livro formato bolso). Era pessoa dos seus 40/50 anos a quem, entretanto se juntou o marido ... da ofertante. Piadas sobre o comunismo ou...comunismo envergonhado à esquerda?"

"Não se observam - talvez porque, tendo menos sol, gostam dele - marquises que não sejam de origem. Se calhar a "Marie" também não deixa..."

"No "tramway", fim da tarde de domingo: um jovem pôs um dos pés do assento vazio à sua frente (o que é condenado nos avisos dos transportes públicos). Olhei, do outro lado da coxia, para ele e , de repente, para o pé - em falta. Sem dizer nada. Pediu-me desculpa de viva voz e retirou o pé para baixo. Era rapaz para seus 20 anos."

"No caso de conflito de vizinhança, contacte-nos..." lê-se num INFOS VILLE de Bordéus."

"Não vi nenhuma muçulmana com burca, mas bastantes com lenços na cabeça."

"Não me dei conta de muitas cenas amorosas na rua."

"A televisão francesa anuncia que em 2003 houve menos 20,9 % de acidentes de viação do que em 2002."

"É ponto assente que não consentem que se escreva nas paredes. E conseguem-no. Por isso, aparecem cartazes nas paredes "virgens" a dizer: "Murs blancs, peuple muet!" e "Police partout, justice nulle part". Assina: "Collectif pour l'affichage libre".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores