sábado, 26 de dezembro de 2009

Notícias da Austrália


Amável, como sempre (bem vistas as coisas, estivemos juntos no encontro "Os Portugueses no Mundo - Uma Cultura a Preservar", mas foi com a minha ida à Austrália e as suas posteriores vindas a Portugal que consolidámos aquela que é hoje uma amizade que me honra), o Dr. Carlos Lemos, Cônsul Honorário de Portugal e Secretário Honorário do Corpos Consulares de Melbourne, teve a amabilidade de, com suas simpáticas Boas Festas, me enviar recortes de "O Português na Austrália", de que aqui, com o maior prazer, me faço eco.


"Recepção Cívica do Premier de Victória aos Portugueses no Dia de Portugal" .


Disse-se, nomeadamente...


"Premier" de Victoria, senhor John Brumby:

"Os Portugueses têm contribuido para o nosso Estado..."


Embaixador de Portugal, Dr. António Jorge Mendes:

"Portugal , na área do Ambiente, vai investir dois biliões de dólares em energia eólica"


Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, Dr. Carlos Lemos:

"Quando se fala em revoluções fala-se sempre em sangue. Em Portugal, na revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs termo a cerca de 50 anos de ditadura de Salazar, não houve mortos. Isto diz algo do carácter dos Portugueses."


No final, claro, no final, cantou-se... cantou-se o fado, lê-se na reportagem, com mais imagens (elucidativas) do que palavras.


Mas há mais:


Lançamento, na Austrália, de um livro sobre a História de Portugal


Autor: Dr. Anthony Disney, professor durante 26 anos, nomeadamente, nas Universidades de Melbourne e Latrobe, que "dedicou 10 anos da sua vida ao estudo profundo da nossa história." Do seu trabalho acerca de Portugal, terá dito o historiador Sir John Elliot, da Universidade de Oxford, "A.R. Disney produziu dois volumes impressionantes sobre a história de Portugal (...) Obra erudita, actualizada e coerente na exposição, misturando habilmente narração e análise..."


Bem-haja, Dr. Carlos Lemos, pela notícias que nos fez chegar. Que este blogue as faça navegar agora até longe. Ou perto -a algum descrente, desses que não sabem fazer países...E levam a vida a dizer mal de tudo...


Para já, SAÚDE!


Cá o espero em 2010. Valeu: "almoçarada no Grémio Literário". Entretanto, convido-o a aparecer nesta Rua, onde, no Jardim, há uma sombra tranquila que nos pode acolher...





Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores