domingo, 6 de dezembro de 2009

ICESA


Publicado pela Ordem dos Engenheiros, tenho na minha frente, datado de 1968, o Volume I de um Colóquio sobre Pré-Fabricação (construção civil) que, sob o título,

O primeiro empreendimento no domínio da pré-fabricação pesada em Portugal,

resume:


"Passa-se em revista a evolução dos materiais e técnicas de construir, em particular no período dos últimos 20 anos, correspondentes à expansão de pré-fabricação, procurando exprimir as tendências e os resultados práticos até agora definidos nos diversos países nos quais se tem manifestado interesse e desenvolvimento dessas novas técnicas. Encara-se o condicionalismo para elas existente no nosso país quanto ao mercado de habitação e os restantes aspectos da indústria de construção na época actual.


Deduzem-se os critérios que foram adoptados no caso particular da ICESA - Indústrias de Construção e Empreendimentos, SARL - quanto à formas , à organização de serviços e à escolha do processo técnico a utilizar (Processo FIORIO)..."



Para, mais adiante, no Anexo III, assinalar as empresas que, na Europa, utilizavam o processo FIORIO:


-em França, 18

-em Espanha, 2

-em Itália, 1

-na Áustria, 1

-em Portugal, a ICESA


Para, noutra parte do estudo, "com base no censo de 1960", salientar a necessidade de construir em Portugal 500 000 fogos! Sublinhando que, para anular este "deficit" em 20 anos, seria necessário construir... 59 000 fogos/ano!...



Tudo isto para referir que foi com este pano de fundo, que, com forte apoio bancário, foi criada a ICESA entre 1963/1964 - que, em Fevereiro de 1966, inicia a laboração normal da sua fábrica na Póvoa de Santa Iria.


Sabe-se que chegou a produzir 6 (seis!) fogos por dia, mas o remate desta "história" vai ser mais breve do que a breve introdução que lhe faço:


FALIU!


Em 1989, depois das, ao que consta, mais variadas vicissitudes (revolucionárias e outras...) "deu a alma ao Criador..."


Porquê, então, este apontamento?-perguntar-se-á.


Apenas...apenas para dizer que não faliu, NÃO FALIU, a cordialidade de muitos dos que, seus antigos colaboradores, vivos e bem vivos, se juntaram, mais uma vez, para lembrar amizades...Enquanto, de cara alegre, cá vão "cantando e rindo, levados, levados, sim..."


E Portugal se queixa de tudo, tem barracas de todo o género e...e desempregados de longa, média e curta duração, que davam para manter acesas várias Icesas...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores