segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cultura...


Confesso. Não sei quem disse: " Cultura é o que fica depois de se ter esquecido o que se aprendeu."

E também não sei ao certo por que me lembrei desta ideia solta...

Mas eu vou contar o que me aconteceu nos últimos dias e pode acontecer que alguma das pessoas com quem estive me ajude a perceber a coisa...

Foi assim: na semana passada, ou na anterior, não posso precisar, jantei com antigos colegas de trabalho, e dentre eles, com vários antigos colaboradores directos. Ouvi-lhes as histórias, revi-lhes os sorrisos, li-lhes a saudade...

Hoje almocei com duas ex-colegas de outro emprego, por sinal aquele em que terminei a chamada vida activa (mentira: ainda mexo...)...

"Cultura é o que fica depois de se ter esquecido aquilo que se aprendeu..." Uhmm... Uhmmm!... Depois de..."

Já sei!!! "Amizade é o que fica depois de se terem esquecido amarguras partilhadas..."Não! Não é bem isto..."...depois de se terem lembrado amarguras partilhadas..." Não! Também não é bem isto...

Talvez melhor e definitivamente: "Cultura é o que fica depois de se ter esquecido aquilo que se aprendeu..."Exactamente! Aquilo que se aprendeu com quem se respeitou. Boa! Os meus Amigos são grande parte da minha Cultura. Da Cultura que a sua Amizade me transmitiu - e permanece, agora avivada por encontros fraternais. À volta da mesa, ou fora dela. Mas sempre onde não morre.

"Amigo é um sorriso
De boca em boca.
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
... ... ... ... ... ... ...
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada.

Amigo é a solidão derrotada!
... ... ... ... ... ... ...
Amigo vai ser, é já uma grande festa!"

(Alexandre O'Neil)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores